Em tempos de longa estiagem, como nesse ano, algumas práticas ficam proibidas
Pensando na preservação e boa utilização dos recursos hídricos, a Câmara de Vereadores de Campos Altos, no Alto Paranaíba, aprovou um projeto que determina o uso racional da água em todo o município. De iniciativa do Presidente da Casa, Vereador Edinho o projeto mostra uma preocupação com o abastecimento na cidade e a estiagem enfrentada em todo país.
Os vereadores aprovaram a proposta que estabelece multa pelo uso indevido de água potável. Apenas o vereador Sinval Cordeiro, que não concorda com a aplicação de multa, se absteve de votar. Sinval defende desconto para o baixo consumo para conscientizar os usuários, ao invés da multa.
De acordo com a nova lei, em tempos de escassez de chuvas, fica proibida a utilização inadequada de água tratada para lavar calçadas com mangueiras, molhar as ruas continuamente e lavar veículos com mangueiras, inclusive em lavadores profissionais e postos de gasolina.
Verificando a ocorrência do desperdício, um fiscal inicialmente notificará o usuário por escrito. Constatada a persistência, o município aplicará uma multa de R$ 200 para cada ocorrência de desperdício. A Lei se aplica apenas em tempos de seca e falta de chuvas. Quando o abastecimento estiver normalizado, a fiscalização será cessada.