Honraria é concedida a quem desenvolve atividades culturais em Minas Gerais
O Salão Minas Gerais do Tauá Grande Hotel, em Araxá, no Alto Paranaíba, recebeu a entrega da Medalha Calmon Barreto na noite de segunda-feira (15). A cerimônia é realizada há 15 anos e faz parte das comemorações do aniversário da cidade. Criada em novembro de 1999, ela é concedida pelo Governo de Minas a pessoas físicas e jurídicas que tenham se dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais e turísticas no Estado.
Neste ano foram dez homenageados, sendo Diva Dorothy Safe de Andrade Carneio, César de Mesquita, José Eustáquio de Brito, Leonardo Bahia Diniz, Lourival Silvestre e Silvana Melo do Nascimento de cidades do estado e, Élvio Bertoni, Emílio César Ribeiro Parolini, Renato Zouain Zupo e Marcus Paulo Queiroz Macêdo representando Araxá.
Os agraciados foram homenageados com a honraria que leva o nome de um dos grandes artistas de Minas Gerais, o araxaense Calmon Barreto. No evento a secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, disse que as personalidades ajudam a construir a identidade cultural de Minas.
“São pessoas que fazem trabalhos voluntários. Colaboram a partir da perspectiva de seus cargos, mas que dão sua contribuição cotidiana e, este ano se destacaram nesta colaboração, para que Minas Gerais seja cada vez mais reconhecida”, afirma Eliana Parreiras.
O delegado aposentado da Polícia Civil e secretário de Segurança Pública, Élvio Bertoni, foi um dos homenageados. Segundo ele a medalha faz com que aumenta a responsabilidade de contribuir ainda mais com sociedade. “Isto serve de motivação e incentivo para continuar o nosso trabalho”.
Emílio Parolini, empresário e presidente da FEDERAMINAS destacou a necessidade dos diversos setores investirem no setor da cultura para o povo. “Particularmente dentro de Araxá, nós criamos a Fundação ACIA, que está promovendo hoje festivais. Então, estamos dando nossa contribuição no contexto municipal”.
Lista dos homenageados
Diva Dorothy Safe de Andrade Carneiro, Juíza do Trabalho aposentada e Escritora
César de Mesquita, Médico
Élvio Bertoni, Delegado Geral de Polícia Civil aposentado
Emílio César Ribeiro Parolini, Presidente da FEDERAMINAS
José Eustáquio de Brito, Vice-Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais
Leonardo Bahia Diniz, Economista
Lourival Silvestre, Compositor
Marcus Paulo Queiroz Macêdo, Promotor de Justiça
Renato Zouain Zupo, Juiz de Direito
Silvana Melo do Nascimento, Subsecretária de Estado de Turismo