Decisão foi tomada para garantir a vida útil do local
A partir do dia 1 de janeiro de 2015, as cidades de Ibiá e Pratinha não vão mais depositar os lixos no aterro de Araxá, no Alto Paranaíba. O anúncio foi divulgado pela Prefeitura Municipal, que decidiu cancelar o contrato de cooperação técnica feito no início deste ano.
Pratinha depositava mensalmente 22 toneladas de lixo. Já a cidade de Ibiá colocava no aterro uma média de 220 toneladas. Enquanto, o município de Araxá, por dia, depositava 75 toneladas e ao mês o número chega a 2 mil toneladas.
De acordo com o secretário, Marco Antônio Rios, a quantia depositada por Ibiá comprometia a vida útil do aterro. “Fizemos a solicitação da licença de operação no aterro e, no ponto de vista da aprovação do projeto é uma desconformidade. Já que na época da concepção desse projeto e das informações, não havia a disponibilidade de contemplar a disposição de outros lixos. Além disso, só o município de Ibiá reduziria em 10% nosso tempo de utilização”.
Cerca de 30% do material descartado no espaço era proveniente de reciclagem. Mas de acordo com o secretário, às vezes o que vinha de fora contaminava a terra. Com a determinação haverá redução de 10% nos custos com a operação.
Marco Antônio Rios adiantou que as prefeituras das duas cidades estudam propostas para a destinação correta do lixo no próximo ano. “Tivemos uma reunião na terça-feira na AMPLA, e os prefeitos fizeram uma solicitação de que fosse estudada uma possibilidade de ampliar o prazo. Principalmente, considerando os últimos dias do ano de 2014, o tempo de chuva que é difícil encontrar local adequado, menos ainda o licenciamento. E essas cidades, especialmente Ibiá, não possuem rubrica e recurso para contar serviço. A ideia é com um orçamento novo de 2014 já tenha condições de implantar a terceirização, por exemplo”.