Cuidados nos dias de festa, com seu carro, sua casa e, se tiver, com seus animais de estimação que ficam na residência
A partir dessa sexta feira (13), até a Quarta Feira de Cinzas (18), milhares de pessoas devem sair par as ruas e as estradas atrás das festas carnavalescas de todo o Brasil. No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, vários municípios tem suas festas e esperam receber os foliões. Só em Araxá, a organização do Carnaval de Rua 2015 espera um público entre seis e oito mil pessoas por dia.
Uma grande mobilização de segurança foi montada para assegurar que tudo corra bem na Festa do Momo, mas, boa parte dos bons resultados também devem partir de cuidados pessoais de cada cidadão. Por isso, o Portal Minas no Foco, através das informações do site da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), disponibiliza as Dicas de Segurança para auxiliar aos carnavalescos de plantão.
Cuidados na festa
A PM orienta que a pessoa planeje, antecipadamente, o local que deseja estar, com informações detalhadas de como chegar, locais onde freqüentar. Existem locais que nessas datas ficam fechados para circulação exclusiva de pedestres. Durante a festa, mantenha-se informado; esteja sempre atento; mantenha seus objetos à frente de seu corpo e tenha especial atenção com crianças. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas.
Marque pontos para reencontros caso haja separações no grupo; não aceite bebida alcoólica de pessoas que você não conhece. Um alerta: beba de forma consciente, evite os excessos e não dirija sob efeito de álcool. Use sempre preservativos durante relações sexuais.
Saia pra folia com roupas leves e confortáveis, especialmente seu calçado; beba muita água. Com relação ao dinheiro, tenha ele separado em pequenas quantias. Evite levar para o circuito cartões de crédito e todo o talão de cheque. Não ostente jóias e nem porte grande quantia de dinheiro. Separe as folhas de cheque e dinheiro de qualquer documento pessoal, distribuindo-os em seus bolsos. Com exceção da CNH, procure portar cópias reprográficas autenticadas dos documentos.
Procure usar o transporte público ou táxis. Em Araxá, as linhas de ônibus vão circular até a madrugada para atender os foliões. Se precisar ir de carro, estacione seu veículo nos locais indicados pela Prefeitura. Caso seja necessário estacionar em via pública, atente para a sinalização, evite os locais ermos e não permaneça por muito tempo no interior do veículo. Não deixe exposto no veículo objetos de valor, sacolas, pacotes, nem documentos importantes, procurando guardá-los em locais de pouca visibilidade.
Utilize telefones públicos, evitando portar telefones celulares nos circuitos. Ao observar tumultos de pessoas não se aproxime. Porém, caso ocorra um tumulto próximo a você, afaste-se com cautela, sem correria. Ao encontrar uma criança perdida, leve-a até um Agente Público de Segurança (Policial Militar, Bombeiro Militar, Guarda Municipal). Ao encontrar alguém caído no chão, informe a um Agente Público de Segurança.
Cuidados em casa e com o carro
Saindo de casa, verifique todas as portas e janelas. Se for se ausentar por muito tempo, peça a uma pessoa de confiança que visite sua casa regularmente. Se tiver animais de estimação, deixe-os com alguém, em um hotel especializado ou peça a um familiar ou amigo que possa cuidar dos seus bichinhos.
Ao viajar, esteja com todos os documentos do carro e verifique a situação do veículo. Faça uma revisão para evitar transtornos. Nas estradas, cuidado com o tempo chuvoso e não faça manobras perigosas. Evite dirigir cansado ou com sono, ou conduzir por longas distâncias. Faça paradas regulares para que a viagem corre de forma tranquila. Extintor de incêndio, cinco de segurança e estepe devem ter atenção especial.
Seguindo essas dicas, você pode ter um dos melhores carnavais da história.
Aproveite a festa!
Minas Folia – O Carnaval do Interior