Organização do evento internacional espera mais de mil e trezentos ciclistas em Araxá de 06 a 08 de março
A competição, que é a principal do calendário Mountain Bike nacional, tem o formado XCS (Cross Country por Estágios) este ano, como na edição passada, em Araxá, no Alto Paranaíba. Nos dias 06, 07 e 08 de março serão realizadas provas para atletas amadores e profissionais. E a montagem da pista onde a prova vai acontecer foi iniciada no final de semana.
Rogério Bernardes organiza a competição desde o início, há doze anos, e conta quais as novidades para os competidores. “São quase seis quilômetros e trinta homens trabalhando na montagem da estrutura. Foi mantido o descidão Dona Beja, considerado o ponto mais técnico da pista e a rampa de quase três metros também”, explica o organizador da CIMTB Levorin.
São esperados os melhores ciclistas do mundo. Eles prometem invadir o complexo do Barreiro, que se transforma na capital mundial do Mountain Bike, com ciclistas de vários países, além do Brasil, como Argentina, Chile, Equador, México, Suíça, Eslováquia, Hungria, Israel e Venezuela.
Um público de mais de 20 mil pessoas e alguns dos melhores ciclistas do mundo é esperado para a abertura da Copa Internacional Levorin de MTB, que tem a primeira edição, tradicionalmente no mês de março na Terra de Beja. Na programação, extensa, passeio ciclístico, Copa LM Bike de Amadores e o Night Run XC, principal atração da cidade.
Esta será a primeira vez na história, que uma cidade da América recebe uma etapa com classificação SHC, atribuída pela União Ciclística Internacional (UCI), nível logo abaixo das etapas da Copa do Mundo.
“Já inscreveram atletas de dez países e o objetivo é confirmar no mínimo quinze, conforme exige a UCI para provas dessa classe. A delegação argentina, por exemplo, vai bater recorde de inscritos, com oito ciclistas. Assim, devemos ter de 30 a 40 ciclistas internacionais em Araxá, o que torna a etapa ainda mais importante para o calendário nacional e mundial”, avalia Bernardes.
As inscrições foram encerradas na noite de ontem, 02, e se confirmar o número de participantes, a prova eleva de 120 para 160 os pontos concedidos aos campeões da elite.
Assim, além de disputar importantes pontos nos rankings mundial e olímpico, os ciclistas das mais diversas localidades do mundo poderão conhecer o principal ponto turístico de Araxá, o Barreiro, que recebe o nome devido à lama formada pelas águas das fontes naturais, repletas de sais minerais, existentes no complexo.
A temporada contará com mais duas etapas em cidades mineiras, a intermediária em São João del-Rei, de 15 a 17 de maio, com o Cross Country Olímpico e Eliminator e, Congonhas, com a tradicional Maratona (XCM), entre 6 e 8 de novembro.