Na pauta de reivindicação, pedidos para construção de escolas do ensino médio e centros educacionais municipais infantis
Em visita oficial a Belo Horizonte, o prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Pedro Lucas Rodrigues e a Secretária de Municipal de Educação, Marlene Machado Porto, acompanhados do deputado estadual Hely Tarquínio, e com a presença do diretor de Comunicação Rodolfo Magalhães Caixeta, estiveram em audiência com a Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Almeida Gazzola, em busca de parcerias com o Estado para área educacional de Patos de Minas.
Um dos pedidos formalizados pelo Município à Secretaria de Estado da Educação é ao que tange a construção de escolas do ensino médio para atender as regiões que compreendem os bairros, Alto do Limoeiro e Ipanema. Também foi reivindicado pelos representantes patenses, parcerias para a construção de novos centros educacionais infantis (creches) para atender duas importantes regiões do Município; os bairros Cristo Redentor, Jardim Paulistano, Vila Rosa e Santa Luzia, bem como, Guanabara, Copacabana, Jardim América, e Santo Antônio.
A Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Almeida Gazzola, também recebeu o pedido formal para que se firme uma parceria, visando à construção de uma creche-escola, no bairro Residencial Sorriso I, com o objetivo de atender o ensino infantil e fundamental aos moradores dos seguintes bairros: Residencial Sorriso I e II, Coração Eucarístico, Padre Eustáquio e Cerrado.
Na pauta de reivindicações, houve solicitação à Secretaria de Estado da Educação para que se faça parceira com o Município, visando à revitalização da Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco (Polivalente), com 42 anos de existência, no bairro Santo Antônio.
A maioria das salas de aula encontra-se ociosas e aptas para acolher crianças de pré-escola, devido ao baixo número de alunos que hoje ocupam aquela importante instituição de ensino. A escola já teve três mil alunos e hoje conta com pouco mais de trezentos. “São cinco salas ociosas nos períodos da manhã e tarde, e que poderão abrigar mais de uma centena de crianças”, disse a diretora da escola, Maria Célia dos Reis Teixeira, que é favorável à parceria entre o Município e Estado, por acreditar ser esse o futuro do estabelecimento de ensino.
Segundo Marlene Machado Porto, todas as reivindicações foram recebidas “com muito entusiasmo pela Secretária de Estado da Educação”. Ana Lúcia Almeida Gazzola prometeu fazer um estudo detalhado para verificar a possibilidade de atender, o mais breve possível, as demandas do município de Patos de Minas.
C/ Ascom