Trajeto relembra o encontro de Maria com Jesus a caminho do Calvário
Procissão do encontro é um dos pontos mais marcantes da programação da Semana Santa. Os homens realizam um trajeto com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres com a imagem de Nossa Senhora das Dores. No “Sermão do Encontro” cada grupo sai de um ponto diferente, lembrando o encontro de Maria com Jesus a caminho do Calvário.
Cada paróquia realiza de uma forma. Em Araxá três paróquias, próximas, fizeram a celebração juntas, os fiéis das comunidades de São Geraldo, São Sebastião e São Domingos pararam o Centro da cidade e encontraram na fonte do Teatro Municipal. Já na paróquia do setor norte, as mulheres iniciaram a caminhada da Creche Tia Beraldina no bairro Bom Jesus e os homens da Praça da Juventude, no Urciano Lemos.
“Antes essa celebração era realizada na semana das dores, que é a semana que antecede a Semana Santa, porém, há alguns anos a fazemos dentro das atividades, dias antes da Sexta Feira da Paixão”, explica o diácono Walter Lúcio Vieira.
Ainda na programação da Semana Santa nesta quarta feira (1º) é realizada a Missa da Unidade na Catedral Metropolitana de Uberaba onde todos os padres da Arquidiocese de Uberaba participam e nas igrejas fiéis realizam a Via Sacra, coordenada pelas pastorais.
Na quinta feira santa (02 de abril) a Missa de Lava-pés, que é baseado no relato de João, que menciona Jesus realizando a última Ceia, momento em que as cruzes e imagens de santos nos altares são cobertas por panos na cor roxa e há adoração até o meio do dia da sexta feira da Paixão. Este é o único dia no ano em que não há celebração de missa, e os católicos fazem adoração do Cristo na Cruz.