Foram discutidas as propostas do Governo Federal para a educação do país e, ainda, levantadas 22 novas ideias
Foi realizada em Tapira, no Alto Paranaíba, uma reunião para elaboração do Plano Municipal de Educação 2015 – 2025. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com enorme participação da classe docente do município, além de estudantes, pais de alunos e representantes da sociedade civil organizada.
No evento foram discutidas as propostas do Governo Federal para a educação do país e, ainda, levantadas 22 novas ideias pelos participantes, sempre com o intuito de democratizar, dinamizar e aumentar a excelência no processo educativo.
Segundo a Secretária de Educação do Município, foram realizadas nove reuniões antes desta, sempre com determinante participação de vários segmentos públicos e da sociedade, o que, em seu entendimento, aumenta as chances das propostas finais do município para o período em questão estarem mais próximas da real necessidade local.
“Quando vamos desenvolver qualquer projeto na área de educação buscamos trabalhar em rede com outras secretarias, buscando integrar as ações e conseguir um maior êxito. Sempre trabalhamos juntos com as secretarias de Desenvolvimento Social e Humano, Educação, Saúde e Esporte, pois entendemos que elas atendem os nossos alunos e podem ser nossas parceiras na execução de projetos. Desta forma, acabamos sempre nos reunindo e avaliando o planejado, encontrando invariavelmente, no debate, formas de melhorar o nosso atendimento e os nossos programas”, destaca Veraluz Ribeiro Barbosa, Sec. Mun. de Educação.
Outro aspecto bastante enfatizado pela secretária na reunião foi a posição privilegiada de Tapira no que se refere a duas metas do Governo Federal para a educação básica do país
“Tapira se orgulha de estar muito bem posicionado no que se refere a duas metas do Plano Nacional de Educação. A meta nº 5 pede que até o ano de 2025 todas as crianças do 3º Ano do ensino fundamental estejam alfabetizadas, mas nós já conseguimos isto ainda em 2013. Já a meta nº 6, que versa sobre a educação em tempo integral, pede que até 2025, sejam atendidas pelo menos 25% das crianças nesta modalidade de ensino, e nós já estamos atendendo 50%”, finaliza.
Ascom PMT