Equipe foi as instituições educacionais para fazer teste rápido que detecta leishmaniose canina
Equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, estão visitando as escolas do Caic, no Jardim Esperança, e Padre Almir, no Alto Colina, para realizar testes rápidos em cães que detectam a doença. O resultado sai em 15 minutos. Além do teste, o CCZ também está orientando os alunos das escolas municipais sobre a leishmaniose canina.
Segundo Marilene Pereira Silva, responsável pelo CCZ, na próxima semana duas equipes iniciarão o trabalho nas residências dos bairros onde ficam as escolas municipais: Escola Padre Almir, Alto Colina; Creche Branca de Neve, Abner Afonso; CAIC, Jardim Esperança; Escola Abílio Caixeta, Alvorada; Escola Professora Paulina de Melo, Jardim Itamarati; Escola Abner Afonso, Nossa Senhora das Graças; Escola Municipal Madalena.
Ela ainda esclarece que, além do teste rápido, será realizado outro exame de sangue; neste caso as amostras são enviadas para Belo Horizonte.
“A Leishmaniose é uma doença causada por picadas do mosquito-palha phlebotomina, vetor que transmite o parasita leishmania. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais e de humanos para desenvolver seus ovos’, explica Marilene Pereira Silva.
Ascom PM de Patos de Minas