Minas no Foco

Minas, São Paulo e Goiás definem ações de enfrentamento à violência nas divisas

Operação conjunta buscará combater crimes como o tráfico de drogas e o roubo de carga, mais comuns nestas regiões

Minas Gerais, São Paulo e Goiás definiram ações de enfrentamento e prevenção à criminalidade nas áreas de divisas dos estados na altura do Triângulo Mineiro.

Mais de 50 representantes das secretarias de segurança, policiais federais, militares e civis, além de membros do Ministério Público participaram de uma reunião especial em Uberlândia. As forças policiais dos três estados compartilharam experiências e problemas comuns e definiram fluxos de trocas de informações e de trabalhos conjuntos.

Ficou acertada a criação de um banco de alvos de atuação na região das divisas, com fotos, tipos de crimes cometidos, entre outros detalhes. Também foi definida a troca mais rápida de informações de inteligência entre as polícias e o Ministério Público dos três estados. Foram criados grupos de trabalho para articulação interestadual de ações policiais e foi iniciado o planejamento de operações conjuntas entre Minas, São Paulo e Goiás, na área do Triângulo.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social de Minas, Rômulo Ferraz, os trabalhos iniciados pela região do Triângulo Mineiro deverão ser ampliados para outras regiões de divisas do estado. “Esse esforço integrado dos estados e das instituições é entendido por nós, do sistema de Defesa Social de Minas, como fundamental para diminuir questões afetas à criminalidade nas divisas”, destacou.

Representante da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o coronel José Roberto Malaspina, também ressaltou a importância da iniciativa proposta na reunião especial desta sexta. “Vamos conseguir um planejamento de operações e informações de inteligência que poderá impactar, de forma positiva, nos índices de criminalidade dos três Estados”, afirmou.

Prioridades

De acordo com o comandante do Comando Regional de Polícia Militar de Goiás, coronel Márcio Gonçalvez de Queiróz, os crimes que mais merecem atenção nas regiões de divisa dos três estados são o tráfico de drogas e o roubo de carga. “Temos uma extensa malha viária e grande circulação de veículos nesta região. Acreditamos que as ações de integração de Goiás com Minas facilitarão a frente a estes crimes”, disse.

A reunião especial das forças de segurança aconteceu em Uberlândia, na sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (9ª Risp). A secretária adjunta de Defesa Social, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo, o chefe do Estado Maior, Cel. Divino Brito e a chefe adjunta da Polícia Civil, delegada geral Maria de Lurdes Camili, estiveram presentes no encontro.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts