Programação acontece de 8 a 15 de maio, em pontos diferentes
A lei federal número 10.216 garante atendimento especializado à pessoas portadoras de transtornos mentais e direciona o modelo assistencial em saúde mental no país. Com isso foram criados os CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, que é uma rede de atendimento que substitui o hospital psiquiátrico.
A luta Antimanicomial surgiu em 18 de maio de 1987 quando ocorreu o encontro dos trabalhadores da saúde de Bauru/São Paulo, e desde então uma série de ações prevê uma mudança no trabalho mental. E vem sendo substituído para que pessoas com sofrimento psiquiátrico não sejam isoladas do convívio social, reforçando a cidadania como um direito de todos.
Dentro dessa proposta uma das principais metas é oferecer autonomia aos pacientes com transtorno mental. Em Araxá, no Alto Paranaíba, serão realizadas quatro atividades celebrando o momento. O início será nesta sexta feira, 8 de maio, com uma palestra na Acia, quando o tema “Reforma Psiquiátrica Ontem, Hoje e os Futuros Desafios” será retratado pela psicóloga especialista na área, Denise Montandon, de 08h às 12h.
Na programação terá a exibição do filme “Holocausto Brasileiro” na terça feira (12) no salão do Recanto do Idoso Asilo São Vicente de Paulo, às 13h. Na quarta feira (13), pela manhã, 9h, uma passeata pelas ruas do Centro da cidade saindo da praça Dom Bosco sentido ao Calçadão da rua Presidente Olegário Maciel.
Encerrando as comemorações no dia 15 de maio de 9h às 15h30 no Pequeno Jardineiro a confraternização e encerramento com os pacientes do hospital Casa do Caminho, CAPS AD e CAPS Maria Pirola, além de pacientes das unidades de saúde.