São 431 casos de dengue notificados no município, sendo que 56 deles positivos e 29 descartados
A Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), continua alertando a população sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue e chikungunya e pede a colaboração dos munícipes.
O Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti – LIRAa, de março de 2015, foi de 2,2%, sendo de médio risco. O Programa Municipal de Combate à Dengue realiza constantes ações com o intuito de alertar os patenses sobre como combater a proliferação do Aedes aegypti. Sendo assim, torna-se necessário que a população coloque em prática as ações que são sugeridas pelos agentes.
De acordo com Mariah Figueiredo, Diretora Municipal de Vigilância em Saúde, são 431 casos notificados no Município, sendo 56 deles positivos, 29 descartados e os demais 346 aguardam o resultado dos exames.
De acordo com Sueli Maria, responsável pelo PMCD, a falta de colaboração e atenção da população em suas residências torna o trabalho de controle do mosquito Aedes aegypti cada dia mais difícil. Os agentes de endemias são orientados a realizarem o tratamento focal e perifocal, os bloqueios, a coleta de materiais inservíveis que acumulam água e a realizarem as palestras educativas, para maior mobilização.
Estão sendo realizados trabalhos de conscientização da população por parte das crianças. Em visita a creches e escolas os agentes se fantasiam de mosquito da dengue, vaso de flor, pneu, caixa de água e de casa com calha, e fazem um teatro educativo para as crianças.
O objetivo é ensinar de forma lúdica sobre os perigos da dengue, como os locais podem acumular água, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti; e de alertar sobre os riscos da doença, fazendo com que as mesmas passem os conhecimentos adquiridos para os pais.
Ascom Prefeitura de Patos