Projeto trabalha em três eixos: respeito, disciplina e esporte
Aconteceu nessa semana, a abertura do projeto Escola de Esportes Especializados, executado pela parceria da Assessoria Municipal de Esportes Especializados e Secretaria Municipal de Educação, em Araxá, no Alto Paranaíba.
A iniciativa visa promover a integração de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva contribuindo para o desenvolvimento humano, social, educacional e físico dos alunos envolvidos.
O lançamento do projeto ocorreu na quadra da Escola Municipal Dona Gabriela. Inicialmente, o projeto abrange cinco escolas municipais – Professora Auxiliadora Paiva, Leonilda Montandon (Caic), Aziz J. Chaer, Manoela Lemos e Dona Gabriela – que contam com as modalidades futsal, handebol, voleibol e basquete para participantes de 8 a 16 anos.
A assessora de Esportes Especializados, Jane Porfírio reforça que o projeto trabalha em três eixos – respeito, disciplina e esporte. “Na minha divulgação nas salas, eu falava que para participar do projeto tem que ser bom de escola, mas não é só nota boa. Tem que ter respeito e disciplina, não pode faltar aula, para formar bons cidadãos. O esporte dá disciplina e o esporte dá respeito. Eu acho que o esporte deveria ser para todos”, diz a assessora.
A secretária de Educação, Gessy Glória Lemos reforça que o projeto vai muito além de oferecer o conhecimento do esporte. “Ele vai acrescentar também no aspecto físico, da saúde, da cidadania e melhorar a frequência dos alunos em sala de aula”, relata.
Em seu discurso, o prefeito Aracely de Paula pontuou que acredita no esporte como uma importância ferramenta social para guiar desde cedo crianças e adolescentes a um caminho de civilidade.
“Nós queremos levar o esporte para todos os cantos da cidade. O projeto é uma integração do esporte com a comunidade. É muito bom contar com a participação de colaboradores comprometidos com o crescimento de Araxá”, destaca Aracely.
Aracely, Lídia, colaboradores do projeto por parte da Assessoria de Esportes Especializados e a promotora Mara Lúcia Silva Dourado fizeram a entrega simbólica de kits com bolas e uniformes. As demais escolas serão incluídas no projeto com as reformas de ginásios assinadas recentemente pelo prefeito Aracely de Paula.
Ascom PMA