Inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio
Cumprindo a determinação da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, estão abertas as inscrições para novos conselheiros tutelares. A eleição é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá (CMDCA) e a eleição para a composição do Conselho Tutelar cumpre determinação da Lei Federal número 8.069/90.
Os interessados devem ter no mínimo 21 anos completos, comprovado desempenho de função juntamente com criança e adolescente, mesmo que voluntariamente por dois anos ou mais, ser morador de Araxá 24 meses ou mais.
“O processo consiste em quatro etapas e a eleição é individual. Os cinco primeiros mais votados são automaticamente eleitos os conselheiros tutelares titulares, e os cinco seguintes são suplentes”, explica José Manoel Rios da Silva, presidente do CMDCA.
São cinco vagas para conselheiros tutelares titulares e cinco para suplentes. Os candidatos precisam passar na prova de aptidão, no teste psicológico, e por fim o processo seletivo de eleição. A remuneração só cabe aos cinco titulares e o salário é equivalente ao de um chefe de setor da prefeitura, que corresponde a cerca de R$ 1.500. E ainda de acordo com José Manoel, está sendo pleiteado um adicional de periculosidade, no valor de 20% do salário.