Segundo secretária de saúde, município respeita aliviado, mas continua em alerta e no combate ao Aedes Aegypti
São muitas as cidades do Brasil e de Minas Gerais que vem sofrendo com o aumento de casos de pessoas infectadas com a dengue desde o começo do ano. O Portal Minas no Foco está fazendo uma ronda em todas as cidades da área de cobertura, buscando informações a respeito dos casos da doença.
Em uma reportagem publicada nessa semana, por exemplo, mostramos que Araxá já está com quase 700 casos confirmados. O Triângulo Mineiro é a região de Minas com mais cidades em estado crítico da doença, com Uberlândia assumindo o primeiro lugar.
Entramos em contato com os departamentos de zoonoses e secretarias de saúde das cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Centro Oeste de Minas. Em Bambuí, Centro Oeste mineiro, segundo a gestora da saúde, Solayne Cristina de Resende Silva, atualmente, a cidade está em alerta, mas respira aliviada, sem contabilizar notificações de casos suspeitos da doença, ao contrário da realidade do começo de 2015.
“Entre janeiro e fevereiro tivemos quase 300 notificações de casos, o que é muito para a nossa realidade. Não conseguimos fazer exames em todos, mas isso nos deixou preocupados. Atualmente, estamos em alerta com essas chuvas e possibilidade de mais suspeitas, mas estamos aliviados”, diz Solayne.
Com os casos altos no começo do ano, foi pedida a ajuda do governo do estado, que enviou a Força Tarefa à cidade e o combate aos focos do mosquito foi feito e deu resultados positivos. “Aplicamos o Fumacê em toda a cidade, dobramos o efetivo de pessoal para percorrer as ruas e conseguimos dar a volta na nossa situação preocupante. O alerta continua. Não estamos parados, porque o combate deve acontecer sempre”, finaliza.