Instalação da empresa seria um marco para o desenvolvimento regional
A Acia por meio do presidente Emílio Ludovico Neumann, convocou nesta terça-feira, 14 de maio, entidades araxaenses com o objetivo de coordenar um movimento, inicialmente apartidário, para colher assinaturas e assim agilizar o processo que pode trazer para Araxá, a Startup de Desenvolvimento Aeronáutico – Desaer. A empresa está em processo de instalação de uma montadora, porém para que Araxá seja agraciada com este projeto, depende de uma série de trâmites, entre eles a doação de um terreno estrategicamente situado ao lado do aeroporto Romeu Zema.
De acordo com o presidente da Acia, a localização da área é propícia para fornecer todas as condições técnicas e operacionais para os testes das aeronaves a serem montadas pela Desaer.
“Existe esse terreno ao lado do aeroporto que é de propriedade da Codemig e que está sob judice, o que necessitamos é a resolução dessa questão. Temos que considerar também que existem outras onze cidades na fila querendo a instalação dessa montadora, e outros Estados empenhados nessa demanda, por isso a Acia encabeçou essa ação para agilizar esse processo e tornar possível essa oportunidade”, explicou Emílio Neumann.
O presidente da Acia explica que a vinda dessa empresa para Araxá seria um marco para o desenvolvimento regional. “Essa empresa monta aviões e aqui temos todas as condições para que ela venha gerar empregos e emplacar o setor econômico, além de impulsionar a área tecnológica em nosso município, o que propõe uma rara diversificação da economia araxaense, visto que hoje 70% do orçamento vêm da mineração, ou seja, é uma oportunidade única de gerar mais desenvolvimento para toda a região”, concluiu Emílio Neumann.
Diversas entidades Araxaenses já assinaram o documento que será encaminhado ao presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerias – Codemig Dante de Matos.