Minas no Foco

Ações de conscientização e combate contra a Dengue são realizadas em Araxá

Até o momento são 1.759 notificações e 479 casos positivos de dengue registrados em 2023

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Araxá está realizando ações de conscientização contra a Dengue. São mutirões de limpeza, visitas em imóveis e palestras nas escolas municipais são algumas das atividades promovidas para conscientizar e alertar a população sobre a dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Até o momento são 1.759 notificações e 479 casos positivos de dengue registrados em 2023. Em relação à febre Chikungunya, foram registrados dois casos positivos da doença. Não há nenhuma notificação de casos suspeitos do Zika vírus até o momento.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, reforça a importância da conscientização da população. “Estamos realizando esse trabalho preventivo, mas é fundamental o apoio da população no combate ao mosquito. Pedimos a todos que realizem a limpeza do seu quintal, cuide do espaço dos animais de estimação e dos vasos de plantas, porque, mesmo com todas as atividades realizadas pela prefeitura, é preciso que todos façam a sua parte”, conclui.

A dengue é uma doença viral aguda grave que possui quatro tipos de vírus, sendo transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada cujos sintomas são: febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e no fundo dos olhos podendo também aparecer manchas vermelhas pelo corpo. O Zika vírus e a febre Chikungunya também são transmitidos pelo Aedes aegypti e completam a lista das doenças virais mais comuns em ambientes urbanos.

Recomendações

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

– Remova folhas e galhos das calhas.

– Não deixe água de chuva acumulada sobre a laje.

– Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

– Mantenha bem tampado tonéis e barril de água.

– Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de planta.

– Se tiver vasos de plantas, troque a água e lave o vaso por dentro com escova, água e sabão, uma vez por semana.

– Guarde as garrafas sempre de cabeça para baixo.

– Guarde os pneus em local coberto ou entregue aos agentes sanitários.

 – Não jogue lixo em terreno baldio.

– Os bebedouros de aves e animais devem ter sua água trocada pelo menos uma vez por semana, após serem lavados com sabão.

– As piscinas devem ser tratadas com cloro e limpas uma vez por semana.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts