Atividades nas fronteiras de cada Município constam em projeto de lei apresentado na Casa
O deputado federal Mário Heringer (PDT/MG) propôs medidas para combater a interiorização da covid-19. O Projeto de Lei 3517/2020 determina que, em trechos rodoviários de acessos aos municípios, motoristas e passageiros sejam testados ou devam apresentar atestado médico.
“Com a falta de um comando central de orientação para a contenção territorial da doença, cada unidade da federação teve que lidar com o cenário por meio da tentativa e erro, ou acerto. Nessa trajetória, o Brasil soma mais de 1,2 milhão de casos confirmados e mais de 55 mil falecimentos em decorrência da covid-19“, justifica o parlamentar pedetista em apresentação da proposta, no final do mês de junho de 2020.
Ele lembra, ainda, que, na mesma ocasião, em Minas Gerais, mesmo com o protocolo que define orientações de flexibilização do isolamento social conforme a gravidade do vírus, a nível local, a contaminação tem se alastrado a tal ponto que, do total de 853 municípios, apenas 201 (24%) deles não têm casos registrados de contaminação pelo coronavírus. “Sem a contenção territorializada da doença, a concentração de esforços para combate do vírus torna-se impossível, pois não há como focalizar nas áreas de maior concentração de casos”, explica.
Segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Dr. Mário entende que uma gestão territorializada do combate à Covid, orientada de maneira integrada, seja essencial para permitir a flexibilização das medidas, onde o grau de severidade do quadro for leve, bem como a focalização de esforços onde o grau for severo. “Isso deve ser feito de forma racionalizada, pois é necessário evitar o espraiamento da contaminação”, defende o deputado federal. Leia a íntegra do PL e acompanhe sua tramitação: abre.ai/combatecovidinterior.