Crimes foram cometidos no Jardim Europa e Mangabeiras; PM alerta que receptação também é ilegal
Por Caio Ranieri
A Polícia Militar de Araxá, no Alto Paranaíba, está à procura de acusados de furtos ocorridos nos Bairros Jardim Europa IV e Mangabeiras, ambos, no Setor Leste da cidade. Uma das ocorrências foi registrada no Batalhão da PM. Esteve no 37º uma das vítimas. Ele contou que em data anterior, trancou um container onde ficam suas ferramentas, na obra que está realizando no Jardim Europa IV.
Ao chegar no local, verificou que o espaço estava com a porta arrombada e suas ferramentas foram furtadas. Rastreamentos seguem no intuito de localizar possíveis autores e os materiais furtados. O outro caso, a PM foi acionada a uma casa do Bairro Mangabeiras. A vítima contou que ao chegar na sua residência, deparou com a casa toda revirada.
Foram levados um aparelho de TV marca Samsung, de 40 polegadas, e um Ipad da mesma marca. Rastreamentos também estão sendo feitos. A PM pede que, caso você tenha alguma informação que auxilie na localização dos acusados ou dos materiais, que acione as autoridades pelo 190 ou 180. O sigilo é absoluto.
A Polícia Militar alerta ainda que comprar mercadoria sem nota fiscal ou sem procedência comprovada, como em feiras ilegais, pode caracterizar crime de receptação, caso o produto seja oriundo de crime, previsto no artigo 180 do Código Penal. O crime de receptação é resultado de outros crimes como furtos, roubos e estelionatos, o que gera um ciclo de violência e prejuízos sociais.
O Código Penal, em seu artigo 180 diz: “Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser proveito de crime, ou influir para que terceiro de boa-fé, a adquira, receba ou oculte.” A penalidade é de reclusão de um a quatro anos e multa.
“A competência da Polícia Militar é a manutenção da ordem pública e a garantia da segurança das pessoas, trabalho realizado com eficiência. Porém, a diminuição da violência é responsabilidade de todos os cidadãos que precisam se conscientizar e não comprar produtos piratas, ilegais ou sem nota fiscal”, diz nota de alerta da PM.