Publicação, Olhos de Carvão, tem 112 páginas e é uma obra de ficção
O mineiro Afonso Borges lança seu primeiro livro de contos “Olhos de Carvão”, pela editora Record. Criador do projeto Sempre Um Papo, que há 31 anos promove o encontro de escritores com o público para falar de suas obras, em 112 páginas, ele lança mão dessa larga experiência na literatura para trazer à tona pequenos contos fictícios, que trazem situações e lugares variados.
Autor de três livros de poesia e um infantil, a linguagem poética é que dá unidade aos textos. Como se pode ler nos depoimentos de Alberto Mussa, Lya Luft, Ruy Castro, Mary Del Priore e Sérgio Abranches, Afonso Borges descobriu um estilo próprio, mesmo dedicando-se uma vida toda a livros e histórias de amigos escritores.
O lançamento, com a presença do autor será nas seguintes cidades e datas
10/6 – 18h – Araxá/MG – Livraria Nobel – R. Dom Jose Gaspar, 267, Centro. Logo após, às 19h30, ele faz mediação do debate com André Trigueiro, no Teatro Municipal, pelo projeto Sempre Um Papo.
19/6 – 19h – BH – Mercado Distrital do Cruzeiro – rua Opala S/N, Cruzeiro
20/6 – 19h – SP – Blooks SP – Shopping Frei Caneca, 569, 3 piso, Consolação
21/6 – 19h – RJ – Blooks RJ – Espaço Itaú de Cinema, Praia de Botafogo, Botafogo
22/6 – DF – Restaurante Carpe Diem – SCLS 104, bloco D, loja 01, Asa Sul, Brasília
Sobre o autor
Afonso Borges é escritor, produtor cultural, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1962. É o responsável pela criação e curadoria do Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – realizado, anualmente, desde 2012, no município mineiro.
Desde 1986, dirige os trabalhos da AB Comunicação e Cultura, sendo o responsável pela criação, coordenação e desenvolvimento do “Sempre Um Papo. Trata-se de um dos projetos mais respeitados de incentivo ao hábito da leitura do Brasil, que promove a difusão do livro e seu autor.
Já atuou em mais de trinta cidades de oito estados brasileiros, além de ter sido realizado durante um ano na Casa de América, em Madri, Espanha. Sob o comando de Afonso Borges, são mais de 6.000 eventos, com um público presente estimado em 1,7 milhão de pessoas.
Afonso Borges faz colunas diárias de rádio há 11 anos, no programa “Mondolivro”, no ar, atualmente, pela Rádio Bandnews Fm. É colunista do portal “O Globo”. Em 2012, foi curador da Bienal do Livro de Minas Gerais. Escreve em jornais desde os 16 anos e já trabalhou, alternando funções de colaborador, repórter e editor, em diversos jornais e revistas. Colaborou, como jornalista e pesquisador, nos livros “Chatô – O Rei do Brasil” (Companhia das Letras), de Fernando Morais, “O Desatino da Rapaziada – Jornalistas e Escritores em Minas Gerais” (Companhia das Letras), de Humberto Werneck.
Afonso Borges possui cinco livros publicados: o infantil “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada” (SESC Editora, 2016); “Retrato de Época” (poemas, 1980), “Bandeiras no Varal” (poema-plaquete, 1983), “Sinal de Contradição – Conversas com Frei Betto” (Ed. Espaço & Tempo, Rio de Janeiro, 1988), publicado também na Suíça (”Zeichen des Widespruchs”/Edition Exodus, Fribourg/1989) e na Argentina, e “Profecia das Minas” (poemas, 1993).