Minas no Foco

Água foi tema em encontro do Hemominas em Patos de Minas

A palestra “Água, um bem finito e vulnerável” foi proferida pela bióloga reguladora da Vigilância Sanitária da Prefeitura

A Fundação Hemoninas, criada há 18 anos, atende 18 unidades nas regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. Para discutir temas de interesse da Rede, a instituição realizou um Encontro Regional com painéis relacionados à saúde pública.

O evento aconteceu em duas etapas e reuniu profissionais de várias cidades para debater assuntos relacionados ao sangue e promover o intercâmbio durante o 7ª encontro de agências e assistências transfusionais.

Foi no auditório do bloco E do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) que aconteceu um encontro com profissionais da saúde de Patos de Minas e região para discutir temas importantes como o descarte e manejo adequado de materiais infectados na área da saúde e do hemonúcleo.

A palestra “Água, um bem finito e vulnerável” foi proferida pela bióloga reguladora da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, Geize Soares, que destacou a importância vital dos recursos hídricos, dando ênfase constantemente sobre a racionalização da água e a preservação do Rio Paranaíba. A palestra foi aberta com a música “Fazenda”, de Milton Nascimento com letra de Nelson Ângelo, que começa com os versos: “Água de beber, bica no quintal, sede de viver tudo”.

Várias autoridades se fizeram presentes. O Prefeito Pedro Lucas Rodrigues e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde participaram da abertura do evento do Núcleo Regional da Fundação Hemoninas. Acompanharam também toda a agenda do encontro de saúde, o Diretor de Meio Ambiente, Eugênio Pacelli Civuca Costa e a bióloga reguladora da Vigilância Sanitária, Geize Carla Soares Marques.

A parte da manhã do encontro do Hemominas contou com os palestrantes: Verônica Elizabeth Pacheco Pimenta Mota (Abertura oficial); José Antônio de Queiroz Borges (Contrato com as agências transfusionais); Simone de Lima (Captação e cadastro de doadores); Carlos Daniel Caixeta (Triagem clínica e indicações transfusionais); e Giovanni de Castro Borges (A importância do transporte de hemocomponentes no processo transfusional).

Na parte da tarde os palestrantes foram: Adriana Cristina de Santana (Comitê transfusional); Cláudia Rachel de Melo e Vantuir José Tavares (Gerenciamento de resíduos com enfoque na Produção mais Limpa); Nilza de Melo Pereira (Implementação de uma nova metodologia de limpeza e desinfecção na Fundação Hemominas) e Geize Carla Soares (A água recurso finito e vulnerável).

Foram dois intervalos para lanche e almoço dos participantes, num total aproximado a 120 pessoas presentes no evento, incluindo convidados, congressistas e funcionários da rede. Foram feitas 200 inscrições para o encontro do Núcleo Regional do Hemominas.

Ascom Prefeitura de Patos de Minas

Compartilhe esta notícia:

Related Posts