Minas no Foco

Água: um bem finito que precisa ser usado com consciência

Copasa alerta para importância da economia com dicas de uso consciente e preservação, principalmente em momentos de estiagem ou desabastecimento

Mesmo já tendo alcançado a universalização do acesso à água tratada em Minas, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) investe continuamente na melhoria de seus sistemas de abastecimento no Estado. Ainda assim, a Companhia alerta para a importância da economia e do uso consciente da água, um bem finito e cuja preservação beneficia o meio ambiente e as gerações futuras.

Essa economia se faz ainda mais importante em períodos de estiagem que, no caso de Minas Gerais, ocorrem entre os meses de maio e setembro, e também quando há alguma interrupção no abastecimento para manutenções no sistema de água.

Nesse sentido, a Copasa orienta à população a adotar simples ações no dia a dia que contribuem para essa economia, como por exemplo manter a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, abrindo apenas na hora de enxaguar.

Além disso, usar o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e utilizar vassouras para limpar as calçadas, em vez de lavar, também fazem toda a diferença. Outra orientação é que, quem usa máquina de lavar, reaproveite a água utilizada na lavagem das roupas para limpar pisos ou quintais.

Outra orientação importante é verificar se há vazamentos no interior do imóvel – que podem ser identificados por manchas na parede, infiltrações no teto, deslocamento de azulejos, deterioração rápida ou formação de bolhas na pintura dos prédios e aumento repentino e significativo na conta de água.

Além de contribuir com o meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos, todas essas medidas de uso consciente da água ajudam também a reduzir o valor da fatura dos clientes no final do mês e estão em consonância com o propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas. 

Compartilhe esta notícia:

Related Posts