Minas no Foco

Aguardando as chaves, contemplados do Pão de Açúcar 4 pedem agilidade

A previsão é que a mudança para a casa própria aconteça ainda este mês

Por Janaínna Silva

O programa habitacional do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida já contemplou centenas de famílias na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba. Agora, os últimos agraciados com uma casa própria aguardam a mudança para o Lar Doce Lar, desde fevereiro deste ano. Em busca dos direitos do bem conquistado eles foram a Câmara de Vereadores em busca de respostas para o dia de, enfim, mudar para os imóveis.

O conjunto Pão de Açúcar 4, no Setor Norte do município, terá 500 famílias, onde, quase todos, já sabem o endereço completo e realizaram as vistorias averiguando possíveis imperfeições nos domicílios. Unindo forças, mais de 100 desses contemplados montaram um grupo na rede social WhatsApp, na busca dessa tão sonhada data da entrega das casas.

“A gente montou o grupo para estar formando a comunidade e cobrar agilidade para ver o que falam pra gente, porque um fala uma coisa o outro, fala outra. E o que queremos é a chave da casa, que dê uma data concreta, providências para que a gente possa mudar”, disse a vendedora Manuela Maria Bispo, uma das contempladas com a casa própria.

O responsável pelo setor de habitação da Prefeitura de Araxá, Vergílio José da Silva Junior, esteve no legislativo para sanar as diversas dúvidas dos futuros moradores do Pão de Açúcar 4.

“O papel do setor daqui pra frente é cobrar, juntamente com a comunidade, com os vereadores agora cobrar porque a nossa parte, técnica, e o empreendimento, obra, está 100% concluído”, esclarece Junior.

“Estamos fazendo uma união de forças, pacífica, onde uns vão cuidar dos outros, então vai ser um bairro humano, onde nós vamos cuidar para que não roubem nossas casas, para que se tiver algum problema acionamos a Assistência Social, queremos fazer um modelo de bairro”, conta outra contemplada, Flavia Afonso de Oliveira.

Dentre os questionamentos dos ganhadores da casa própria, estão 27 pessoas que ainda não assinaram o contrato do imóvel e se isso prejudicaria aqueles que estão com tudo em dia. Vergílio afirmou que não, e que quem ganhou a casa tem o direito garantido. E a data para que as residências sejam entregues é marcada pelo Ministério das Cidades.

“Vão receber, 95% dos moradores, o imóvel com luz e água, e quem não receber pode ter algum problema que deva resolver na concessionária, mas a minha orientação é mudar assim que pegar a chave. Mudar imediatamente. Não deu pra mudar no dia? Já coloque alguém dormir no seu imóvel. Dessa forma vai evitar invasão”, declarou o responsável pelo setor de habitação da prefeitura.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts