Cada campeã do torneio leiteiro recebe uma moto 0 km
A 43ª Exposição Agropecuária de Araxá começa oficialmente na próxima semana, mas, enquanto isso quem toma conta do espaço, no Parque Agenor Lemos é o gado. Vacas das raças Gir Leiteiro e Girolando de fazendas das regiões de Minas Gerais e Goiás já estão nas baias.
De 02 a 05 de abril será realizado o torneiro Leiteiro que visa qualificar os animais que participam do evento, promovendo a competição entre os produtores de animais de alto desempenho. Este ano, as campeãs dos torneios Girolando e Gir Leiteiro ganharão 1 moto 0 KM cada.
O Torneio de Girolando conta com seis animais das Fazendas Congonhas (Araxá/MG), Indiano (Uberlândia/MG), Boa Vista (Monte Alegre de Minas/MG). Enquanto que no Torneio Gir Leiteiro são 21 animais, da fazenda Basa (Leopoldina/MG), Quilombo (Capinópolis/GO), Mutum (Alexania/GO), Vila Rica (Cocalzinho/GO), São José do Cancan (São José da Barra/MG), e Aroeira (Felixlândia/MG).
Na disputa por quem produz mais leite nos quatro dias de torneio a produção leiteira dos animais é avaliada pelos técnicos de acordo com regras pré-determinadas pelas Associações do Girolando e de Gir Leiteiro, em um ambiente totalmente controlado, garantindo a qualidade e eficiência do torneio.
Os produtores que trazem os animais para torneio têm a expectativa de conquistar melhores colocações no ranking e até mesmo baterem recordes de produção de leite.