Minas no Foco

Aprovada na Câmara a Semana Municipal de Incentivo à Adoção

Projeto do Vereador Raphael Rios vai difundir a importância da reinserção familiar para crianças e adolescentes

A Câmara Municipal de Araxá aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (17), Projeto de Lei 108/2017, de autoria do vereador Raphael Rios, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes, no Calendário Oficial de Araxá.

A proposta estipula a realização da Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes na semana que antecede o dia 25 de maio, quando comemora-se o Dia Nacional da Adoção.

Raphael comemora a aprovação como sendo um importante passo para elaboração de políticas públicas e conscientização da reinserção familiar de crianças e adolescentes que aguardam pela adoção, ressaltando essa iniciativa como um ato de amor, cuidado e carinho.

Com a data comemorativa, o vereador reitera que diversos segmentos poderão refletir, comemorar e disseminar os benefícios da adoção por meio de várias atividades como palestras, campanhas, debates, sensibilização, promoção, além de uma caminhada no domingo que anteceder o dia 25 de maio para mobilizar a comunidade.

Raphael Rios destaca ainda que a iniciativa já conta com apoio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Grupo Aquecendo Vidas e coordenadores de abrigos da cidade. A iniciativa foi amplamente comentada e destaca pelo plenário.

O projeto será um dos destaques durante o Simpósio Municipal de Convivência Familiar e Comunitária de Araxá, que acontece entre os próximos dias 20 e 22 de outubro, no Tauá Grande Hotel do Barreiro. A proposta segue para sanção do prefeito municipal Aracely de Paula.

Decreto aprovado pela Câmara

A Câmara aprovou também por unanimidade, Projeto de Decreto Legislativo 002/2017, de autoria de Raphael, que institui a Comenda Municipal do Mérito em Educação “Professora Lúcia Soares Ferreira”.

O decreta visa homenagear professores que atuam em salas de aulas de instituições de todos os níveis de escolaridade sediadas em Araxá, como reconhecimento a esses profissionais que contribuem efetivamente na formação de seus alunos não só para a educação como também para o futuro e cidadania.

A comenda será conferida anualmente a partir do dia 15 de outubro, Dia do Professor, com 15 homenageados, cada um indicado por um vereador. O mérito leva o nome da Professora Lúcia Soares Ferreira, carinhosamente conhecida por Tia Lúcia, professora de Português, que prestou uma extensa carta de serviços de educação e cidadania à população de Araxá.

Atuou no Colégio São Domingos e na Escola Estadual Dom José Gaspar, inclusive sendo diretora, e coordenou ensino de jovens e adultos em Belo Horizonte. O primeiro núcleo da Apae Araxá também leva o seu nome como “Escolinha Tia Lúcia”.

Ana Lúcia foi casada com Hélio Ferreira, com quem teve seis filhos, o ex-prefeito Paulo Márcio (que esteve no plenário), Elizeu, Ronan, Dirceu, Júlio Romero e Leila. Ela faleceu em 29 de agosto de 2008.

Durante a apreciação do decreto, o vereador Raphael Rios destacou a importante missão do professor que é levar conhecimento, educar e formar cidadãos para a vida, ou seja, uma classe que merece sempre ser valorizada e reconhecida.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts