Minas no Foco

Araxá começa a vacinar crianças de 05 a 11 anos, com comorbidades ou deficiência permanente

Outros cronogramas ainda seguem na cidade; Patos de Minas e Ibiá também já estão imunizando as crianças

Da Redação

A Prefeitura de Araxá inicia a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, nesta quarta-feira (19). A aplicação acontece por ordem de chegada em três Unidades de Saúde: Unicentro, Unioeste e Uninordeste, das 17h às 21h.O município recebeu na última segunda-feira (17) um lote com 520 doses pediátricas para serem administradas nesta 1ª etapa.

A convocação das próximas fases será de forma gradativa e de acordo com o quantitativo de doses repassadas pelo Governo de Minas Gerais ao município. O imunizante utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. São duas doses a serem aplicadas, com intervalo de oito semanas entre elas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é imprescindível a vacinação de toda a população contra a Covid-19, já que esta é a medida mais eficaz no combate ao coronavírus.

Lista de comorbidades

Nesta fase inicial da Campanha de Imunização, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada mediante a apresentação de atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove as seguintes comorbidades: 

– Diabetes mellitus

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

– Hipertensão arterial estágio 3

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo

– Insuficiência cardíaca (IC)

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensa

– Síndromes coronarianas

– Valvopatias

– Miocardiopatias e Pericardiopatias

– Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênita no adulto

– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

– Doenças neurológicas crônicas

– Doença renal crônica

– Imunocomprometidos

– Hemoglobinopatias graves

– Obesidade mórbida

– Síndrome de down

– Cirrose hepática 

Documentos necessários 

No momento da vacinação é necessária a apresentação da cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, do Cartão do SUS (se tiver). Deverá ser apresentado também um atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove a condição clínica da criança ou receita do medicamento de uso contínuo com, no máximo, 3 meses. O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá apresentar um documento original de identificação com foto.

Pais ou responsáveis

Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada ao acompanhante por um termo por escrito. O modelo para impressão está disponível no link “Protocolos Covid-19” > “Termo de Autorização de Acompanhante – Vacinação Infantil Contra a Covid-19 do site oficial! Link direto:

Outras cidades

Na terça-feira (18) começou em Ibiá a vacinação para as crianças de 05 a 11 anos de idade com comorbidades. As Unidades de Saúde que vão vacinar as crianças são: UBS Agda Borges (bairro Dona Maroca); UBS Salvino Basílio (bairro São Dimas) e UBS Dr. Saul Mendes de Paiva (bairro Risoleta Neves). Em Patos de Minas, a pequena Paloma de Lima Martins Basílio, de seis anos, e Heitor Felipe Santos Caetano, de 10, foram as primeiras crianças vacinadas contra a doença no município. A aplicação aconteceu in loco na Associação Esperança Azul. Patos de Minas recebeu na primeira remessa 690 doses pediátricas, sendo que parte delas destinou-se à aplicação na Apae e Esperança Azul. As 360 doses restantes serão aplicadas nas chamadas gerais de quarta e quinta-feira.

Cronograma geral em Araxá

A Prefeitura de Araxá segue a repescagem da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 12 anos com e sem comorbidades (adolescentes, adultos e idosos) entre quarta (19) e sexta-feira (21), das 8h às 16h, na Unisa. 

3ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão 

A Secretaria Municipal de Saúde aplica a 3ª dose (adicional) contra a Covid-19 para pacientes com alto grau de imunossupressão. A imunização acontece na Unisa, das 8h às 16h, também entre quarta (19) e sexta-feira (21). De acordo com o Ministério da Saúde, para receber a dose adicional, pessoas com imunossupressão grave devem ter recebido a 2ª dose há pelo menos 28 dias. No momento da vacinação, são exigidos os seguintes documentos: cópia (xerox) dos documentos pessoais (RG e CPF), Cartão de Vacina e laudo médico atualizado comprovando a condição clínica. 

UNISA 

Repescagem 1ª dose pessoas a partir de 12 anos (adolescentes, adultos e idosos) com e sem comorbidades – UNISA

Período: 19 a 21 de janeiro (quarta a sexta) – 8h às 16h. 

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver) e Cartão de Vacina. A vacinação para adolescentes deve ter a presença de um acompanhante. 

3ª dose (dose adicional) para pacientes com alto grau de imunossupressão – UNISA

Período: 19 a 21 de janeiro (quarta a sexta) – 8h às 16h. 

Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais (RG e CPF), Cartão de Vacina e laudo médico atualizado comprovando a condição clínica.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts