Municípios foram destacados pelo serviço de Meteorologia do Estado
O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), destacou algumas cidades com os maiores índices de chuvas, registrados do dia 14 até 20 de janeiro. Entre elas, estão os municípios de Araxá, no Alto Paranaíba, com 186 mm e Uberlândia, no Triângulo, com 200 mm de chuva acumulados nesse período.
O tempo instável causou estragos em Araxá e Uberlândia, onde ruas estão esburacadas em diversos bairros, prejudicando o tráfego e danificando veículos. O tempo ruim ainda impede que os serviços básicos para manutenção das vias sejam feitos. Tanto em Araxá quanto em Uberlândia, segundo apurou nossa reportagem, aproveitam os poucos momentos de sol para tentar realizar algumas operações emergenciais, mas a situação ainda é complicada.
Em Sacramento, na mesma região, o índice alto de chuvas também prejudicou o abastecimento de água. Em Araxá, um caso mais grave aconteceu, com o deslizamento de parte de uma rua, no bairro Alvorada, no Setor Oeste do Município, colocando em risco a residência de uma família. As providências no local já foram tomadas pelo poder público municipal.
A Defesa Civil de Minas Gerais, em nota, orienta as pessoas moradoras de áreas de risco que se informem antecipadamente com os setores responsáveis em cada município e observem os sinais de perigo. Sob qualquer ameaça, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil, com o Corpo de Bombeiros ou com a Polícia Militar, pelos telefones 199, 193 ou 190.
De acordo com a previsão do tempo do Centro de Meteorologia de Minas Gerais, para os próximos 4 dias, é esperado acumulados de chuva superiores a 100 milímetros em grande parte de Minas Gerais, exceto no Triângulo.