Minas no Foco

Araxá promove capacitação para profissionais que estão na linha de frente do combate à dengue

Em outra ação, Mutirão de Limpeza retirou dois caminhões de materiais propícios à proliferação da dengue no bairro Pedra Azul

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), com foco no combate à dengue, no auditório da Prefeitura de Araxá.

A qualificação habilita que os profissionais reforcem o trabalho da Vigilância Epidemiológica quanto à eliminação e remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e febre chikungunya.

Além da capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde definiu ações de combate à proliferação do mosquito. Entre elas estão a realização de campanhas de conscientização; mutirões de limpeza; palestras em escolas e empresas e intensificação de ações em setores com mais índices de infestação.

Em tempo: Mutirão de Limpeza contra a Dengue retira dois caminhões de materiais propícios à proliferação da dengue, no bairro Pedra Azul

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Araxá promoveu o 3º Mutirão de Limpeza Contra a Dengue, desta vez no bairro Pedra Azul, no último sábado (10). A ação resultou na retirada de mais de dois caminhões com materiais que podem acumular água, oferecendo condições ideais para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Durante o mutirão, a equipe da vigilância visitou 685 imóveis e atendeu aproximadamente 1.400 pessoas. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, ressalta a importância da conscientização da população em relação às medidas de combate aos mosquitos. “São cuidados simples no dia a dia que podem combater o mosquito da dengue. Pequenas ações, como evitar o acúmulo de água em recipientes, manter caixas d’água bem fechadas e eliminar possíveis criadouros, são essenciais para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Juntos, todos podem fazer a diferença”, destaca.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts