Minas no Foco

Araxá recebe 10ª Campanha de Doação de Sangue na próxima sexta-feira

Associação de Doadores Sangue Bom pede apoio da população para encher até 120 bolsas

Por Caio Ranieri

A sexta-feira, 1º de dezembro, vai ser de solidariedade e apoio aos hospitais de Araxá, no Alto Paranaíba. Acontece na Ala de Fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), a partir de 8h, pelo 10º ano consecutivo a Campanha de Doação de Sangue.

A Associação de Doadores de Sangue de Araxá (Sangue Bom), o Hospital Casa Do Caminho, o Hospital Dom Bosco, a Santa Casa de Misericórdia de Araxá, Secretária Municipal de Saúde e o Uniaraxá, se unem numa parceria com o Hemocentro de Uberaba para mais essa edição da campanha, que marca também aas comemoração ao Dia do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro.

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue e Medula Óssea. Na sexta-feira serão distribuídas 100 fichas, podendo chegar a 120 inscrições e coletas das bolsas, que são destinadas aos hospitais da cidade e pessoas em tratamento contra algum tipo de câncer e que precisa de transfusões.

Essas doações aumentam o estoque do Hemocentro de Uberaba, que abastece a região de Araxá. Outra importância da campanha é ter mais sangue no período do final de ano, quando há dificuldades de encontrar doadores e o aumento da demanda.

Serviço

Evento: 10ª Campanha de Doação de Sangue em Araxá

Local: Ala de Fisioterapia do Uniaraxá

Data: 1º de dezembro

Horário: 8h

Quem pode doar?

Para doar sangue uma pessoa deve ter e estar com boa saúde,

Dormir bem na noite anterior à doação;

Ter idade entre 18 e 64 anos;

Pesar acima de 50 Kg;

Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

Não ser usuário de drogas;

Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;

Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

Não estar grávida ou em período de amamentação. (Após o parto normal, é necessário aguardar três meses e, após cesárea, seis meses para doação de sangue).

Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses;

Não ter feito tatuagem, sobrancelha (definitiva, micropigmentação), nos últimos 12 meses.

Não ter sido vacinado contra gripe a menos de 30 dias.

Não doe sangue em jejum, alimente-se antes da doação.

O que mais impede a doação?

Outras condições que também podem impedir a doação serão avaliadas na triagem antes da doação. Há uma entrevista com um médico, com indagações de caráter íntimo. As informações prestadas serão mantidas em rigoroso sigilo.

A entrevista inicial é importante, já existem condições, como sorologia positiva para HIV, que podem ser transmitidas pelo sangue. Às vezes, isso pode não ser identificado dentro de período da chamada janela imunológica, que pode ocorrer após os primeiros meses da infecção com o vírus.

Documentos

É necessário apresentar, no ato da doação, documento original com foto – Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista. Uma doação pode salvar até quatro vidas.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts