Minas no Foco

Araxá recebe programação gratuita em projeto de valorização do queijo artesanal

Atividades vão de exibição de documentário a degustação de queijos e serão realizadas em 13 e 14 de setembro

Depois de levar o projeto “Queijo Artesanal: Sabores e Saberes Mineiros” para a microrregião da Canastra, o Instituto Periférico chega a Araxá nos próximos dias para novos encontros. A programação terá início em 13 de setembro, sexta-feira, com a apresentação dos resultados do projeto para alunos e educadores da rede pública de ensino, em atividade exclusiva para a comunidade escolar.

Já no sábado, 14/9, das 18h às 22h, a equipe do projeto receberá, na Fundação Calmon Barreto, produtores, comerciantes e profissionais da extensão rural, da cultura e do turismo para uma mostra fotográfica e para a exibição do documentário produzido na microrregião, além de promover uma degustação de queijos. A exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

De acordo com a coordenadora do projeto, Luciana Praxedes, “compreender a importância dos queijos artesanais produzidos em Minas Gerais, para além da relevância patrimonial, é ampliar as oportunidades de negócio e desenvolvimento das inúmeras comunidades que possuem a tradição queijeira como um importante fator econômico e social. Para o turismo, cultura alimentar, saberes e experiências são elementos essenciais, em especial quando pensamos nas inúmeras possibilidades no nosso estado.”

O seminário é uma das ações do projeto “Queijo Artesanal: Sabores e Saberes Mineiros”, que tem como objetivo identificar, pesquisar e valorizar os saberes e modos de fazer tradicionais que envolvem a produção do queijo artesanal de leite cru. O projeto é realizado pelo Instituto Periférico, com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio técnico da Emater.

Os eventos que o Instituto Periférico tem desenvolvido nas microrregiões da Canastra e de Araxá, além de Belo Horizonte, também possuem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), Associação Regional Produtores Queijo Minas Artesanal Araxá (Aqmara), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro de Referência do Queijo Artesanal e Mercado Central de Belo Horizonte.

Serviços

13 de setembro – Palestra para estudantes e educadores (exclusiva para a comunidade escolar).

14 de setembro – Exibição de documentário, mostra expositiva e degustação de queijos.

18h – 22h: Fundação Calmon Barreto

Praça Artur Bernardes, 10 – Centro – Araxá | Entrada gratuita.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts