Inscrições já podem ser feitas e interessados tem até 13 de junho para confirmar a participação
O Instituto de Yoga de Belo Horizonte realiza no Grande Hotel Termas de Araxá o VII Festival de Yoga de Araxá, nos dias 21, 22 e 23 de junho. Segundo a professora de Yoga, Fátima Macedo, que coordena o evento, a meditação é o tema principal do Festival em 2024.
Serão palestras, exercícios, música dentre outras atividades para proporcionar aos participantes um mergulho profundo para o autoconhecimento. Clique aqui e faça sua inscrição.
O valor da inscrição é de R$ 737 e o prazo limite vai até o dia 13/06/2024. Há pacotes de inscrição com hospedagem e o interessado deve verificar todas as opções.
Presenças confirmadas
– José Ruguê Ribeiro Júnior – Medicina Ayurveda – Worth Ayurvedic doctor na America do Sul e Europa
– Elizabeth Alves – YOGROUND
– Orion Shiva Das – Hatha Yoga Integral – Yoga Integral – Mindfulness (MTI)
– Lis Gurusangat – Kundalini Yoga
– Fátima Macedo – Hatha Yoga Clássico Integral – Kundalini Yoga
– Paulo José Baeta Pereira – B.K.S. Iyengar – Yoga Integral Sri Aurobindo
– Sn. Gangadhara Saraswati – Alcione Ramos – Satyananda
– Swami Aghorananda Saraswati – Sérgio Clark – Satyananda
– Pereira da Viola e convidados – Atração Musical – Violeiro
DR. JOSÉ RUGUÊ RIBEIRO JÚNIOR MD (ARYA BISHAK)
Graduado em Medicina em 1981 e pós graduado em Clínica e Terapia Intensiva no Brasil, em Medicina Ayurveda – Worth Ayurvedic doctor na América do Sul e Europa, Ayurveda e Panchakarma em Pune – Índia. Presidente Honorário da Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda, conferencista com Chairperson em vários Congressos Internacionais na Índia, Europa e América. Ministra cursos de formação em Ayurveda e em Yoga em várias cidades do Brasil, e em países das Américas e Europa. Escreveu livros sobre Yoga, traduziu e publicou livros védicos tradicionais e raros.
LIS GURUSANGAT
Medicina e Kundalini Yoga – Gurusangat é Lead Trainer & Mentor Internacional de Kundalini Yoga, conferencista e médica, com doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina Charité de Berlim. Com 27 anos de experiência em Kundalini Yoga, tendo concluído sua formação em Berlim em 1993, ela quer que seu trabalho crie pontes entre a ciência do yoga e a medicina. Oferece cursos, palestras para várias instituições e público em geral, aulas de Kundalini Yoga para professores de yoga, e uma rica literatura com seus livros publicados pela editora 2 Linhas. Tem como objetivo entregar às pessoas ferramentas com as quais elas possam trilhar seu próprio caminho com leveza, mais saúde e preservar sua própria identidade e liberdade de escolha. Outro importante compromisso dela é o de retirar tabus e rasgar clichê tão comuns no universo do yoga, ainda impregnado pela falta de inclusão e diversidade. Lis Gurusangat te convida a olhar para a vida com naturalidade e leveza!
ELIZABETH ALVES – MG
Filósofa, pós-graduada em Filosofia Clínica, desenvolve a terapia de Yoground há mais de 25 anos, uma fusão das técnicas de Hatha-Yoga, Filosofia Clínica e Ground que trabalha raiva e medo. Um de seus slogans é “A boca pode mentir- o corpo, não.” A exemplo dos anos anteriores, irá nos proporcionar a Teoria e prática. YOGROUND: Dáurmansya e Dhyãna – Desespero e Meditação.
PAULO JOSÉ BAETA PEREIRA
Graduado em Hatha Yoga pelo B.K.S. Iyengar Institute (Puna/Índia). Professor Adjunto em Licenciatura de Dança na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, graduação em Psicologia pela Universitat Zurich, especialização em Psicologia Analítica pelo CG Jung Institut Zürich na Suiça, Experiência na área de Dança Contemporânea, Iyengar Yoga, e em Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung para crianças, adolescentes e adultos. Temas principais: Dança, Improvisação, Psicologia Analítica, Processo de Individuação, Iyengar Yoga, Auroville.
Sn. Gangadhara Saraswati (Alcione Ramos) – MG
Sn. Gangadhara Saraswati – Graduada em Yoga desde 1986. Possui mestrado pela UFMG em educação e saúde com o tema: O Yoga como mediador de aprendizagens para a promoção da saúde. Psicóloga formada pela UFMG, com Pós-graduação em Psicologia Analítica Junguiana pela PUC-MG e Pedagoga pela UEMG. Na Índia, aprimorou-se em Yoga na Bihar School of Yoga, a qual está conectada desde 1996. Forma professores de Yoga na metodologia da Bihar School desde 2001. Coordena ministra o Curso de Instrumentalização em Yoga para Criança. Professora autorizada a ministrar o Curso de Satyananda Yoga Nidra no Brasil. É Autora do Livro: Yoga Nidra – O Sono Consciente. O Yoga Nidra de Swami Satyananda Saraswati à luz da Psicologia Analítica Junguiana – pela Editora Mondana e do livro A Gata Maya vai ao Yoga pela Editora Miguilim. Membro do Yoga Vidya Council – International Yoga Fellowship – Bihar School of Yoga/Índia. Satyananda Yoga Nidra em direção a Meditação: Iluminando a casa da nossa consciência. Teoria e prática.
Swami Aghorananda Saraswati- (Sérgio Clark) -MG
Swami Aghorananda Saraswati (Sérgio Clark) – Um dos fundadores do Satyananda Yoga Center e a Casa do Guru, centro representante da tradição Satyananda no Brasil. É professor de Yoga e Tradição Tântrica – Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (pesquisas em: Tantras Shastras, Alteridade, Orientalismo e Estudos de Gênero) e Licenciado em História (especialista em História e Mitologias da Índia) – Vem desenvolvendo seu trabalho com Yoga desde 1985, fundando e dirigindo centros e atuando como formador de professores no Brasil. Em constantes viagens para Índia, vem aprimorando seus estudos em Yoga, Tantra, História, Filosofias e Mitologias. Além dessa publicação sobre a Mitologia Hindu, é também autor do livro Tantra Vidya, publicado pela Editora Mondana. Em 2001 foi iniciado na Tradição Dashnami Sannyasi Parampar, tornando-se discípulo de Paramahamsa Swami Niranjanananda Saraswati. Sendo membro do Yoga Vidya Council – International Yoga Fellowship – Bihar School of Yoga/Índia, tem como missão preservar e divulgar o conhecimento clássico do Yoga, do Tantra e das escrituras filosóficas tradicionais indianas. Dhyana a experiência meditativa no olhar do Tantra. Teoria e prática. Prática de Satyananda
Hatha Yoga – Yoga Integração
Graduada em Jornalismo e pós-graduada em Martketing. Formada como instrutora de Yoga, pela Escola Yoga Integração com a Mestra Marta Serretti em 2002 e pelo Instituto Hermógenes, com grande experiência na área da saúde. Prática de Yoga – Saúde e Prosperidade.
ORION SHIVA DAS
Orion é mestre em Biologia pela Puc Minas e graduado em Hatha Yoga Integral pelo Centro Jai Vida de Integral Yoga com discípulos diretos de Sri Swami Satchidananda como Ramananda e Sivakami. Idealizador do Movimento Conectar Mindfulness, formado pelo MTI (Mindfulness Trainings International) sob a orientação do Lama Jang Chub Reid. Terapeuta corporal formado em Yoga Massagem Ayurvédica com Ma Bodighita do Studio YMA e aprofundamento na Índia com a criadora do método Kussum Modak. Formação em Massagem Havaiana Lomi Lomi com a professora alemã Anja Goralski.
Iniciado em Deeksha-Giver com Adriano Calhau da casa da Unidade em São Paulo. Mestre em Reiki nível IIIA – Método Mikao Usui. Conduz retiros de Yoga e Mindfulness e além de aulas e atendimentos online e presenciais. Desde 2007 vem se dedicando a ferramentas de autoconhecimento com a intenção de contribuir de forma inspiradora no processo de despertar da consciência amorosa, da expressão criativa e da autorrealização.
FÁTIMA MACEDO – (Anadjot Kaur) MG
Pedagogia, Hatha Yoga Clássico Integral, Kundalini Yoga, Yoga na Educação, Yogaterapia e Ayurveda, Graduada em Pedagogia pela UFMG, Yoga pelo Centro Agni Yoga Sri Maytreia , Kundalini Yoga com certificação pelo IKYTA (International Kundalini Teachers Association). Fundou e coordena o Instituto de Yoga de Belo Horizonte. Com 21 anos de experiência no Yoga, vem aprimorando seus estudos em grande parte voltado para as mulheres, educação, yogaterapia, Iyengar Yoga, em contínuos contatos com Micheline Flak, Dinah Rodrigues, Ana Maria Araujo, Bri Maya Tiwari, Mukta Kaur Khalsa, Gangadhara Saraswati, Dr. Ruguê, Dra. Supriyaa Gugale, Ana Luisa Matsubara. Especializando em Yoga-terapia Hormonal para Menopausa e Diabete, SUPERHEALTH (fórmulas seculares para vícios e dependências). Yoga na Educação (RYE Brasil e Portugal) Yoga Nidra, Tattwa Shudhi, Prana Nidra. Autorizada a ministrar o Curso de Yoga Nidra – por Micheline Flak. Forma professores de Yoga na metodologia do Hatha Yoga Clássico Integral desde 2016, dando continuidade ao legado recebido de sua mestra Valdiria Andreottti. Nutrição Ayurvédica na Tradição Wise Earth – Educação em Saúde holísitica, Body Talk. Desenvolveu o método de Yoga Facial Clássica Integral. É Presidente da Associação Mineira de Yoga – AMYOGA e Coordenadora do Festival de Yoga em Araxá. Seu maior objetivo é levar o Yoga como ferramenta para saúde integral, esporte e qualidade de vida a todos sem distinções.
PEREIRA DA VIOLA
Pereira da Viola é um destes raros exemplares de músicos, Cantor dotado de um timbre pessoalíssimo e terno em tudo Pereira põe sua alma e espiritualidade, compositor e violeiro, ligados à sua origem, fez a base de sua musicalidade – permeada pela ampla leitura da riqueza poética, melódica e da diversidade rítmica da música de raiz e da cultura popular. Desenvolveu também sua veia poética e a capacidade de retratar, como compositor, o universo rural do qual fazia parte. Por isso, tornou-se, em pouco tempo um dos mais aclamados representantes do universo rural brasileiro, reconhecido por grandes gênios da música brasileira, agraciado pelo público e pela crítica.
Com 7 CDs autorais – livro, CDs e DVDs Pereira da Viola também participou de relevantes trabalhos coletivos, festejados pelos amantes da música de viola brasileira. A mescla de composições próprias e músicas da tradição oral gera um show extremamente alegre e divertido, bem ao estilo do sempre sorridente Pereira da Viola. Um show interativo, vibrante e que valoriza, além da preciosa viola, a potente voz e a simpatia deste que é um dos maiores violeiros do Brasil. Com carreira internacional, já se apresentou na Venezuela, Espanha, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Seus espetáculos emocionam porque não apresentam apenas um virtuose instrumental Ele não canta ou toca apenas. Ele é uma força da natureza que se solta em notas e palavras.