Em Patos de Minas, Prefeitura acompanha morte de idoso por insuficiência respiratória
Por Caio Ranieri
As cidades de Araxá e Patos de Minas, no Alto Paranaíba estão trabalhando com consistência em cima dos números a ações dos Comitês de Enfrentamento ao Covid-19 nos respectivos municípios.
Araxá
O Boletim Epidemiológico emitido nessa segunda-feira (30) em Araxá traz a investigação de dois óbitos suspeitos na cidade. São dias idosas, de 60 e 93 anos. Elas estavam entre os casos suspeitos já apontados e aguardaram os resultados dos exames.
Agora, com os óbitos, a morte passa a ser como suspeita para o Novo Coronavírus.
No total, Araxá tem 22 notificações. Desse total, 17 pacientes esperam os exames, outros três já deram resultado negativo e dois não tiveram critério de coleta, que é devido a apresentação de sintomas leves e segue as recomendações do protocolo instalado no setor. Nenhum caso foi confirmado.
Patos de Minas
Em Patos de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso que envolve a morte de um idoso, 79 anos, ocorrida em hospital particular da cidade na tarde de sábado (28). Devido ao fato de o paciente ter dado entrada na unidade com quadro de insuficiência respiratória aguda e diante da pandemia de Coronavírus, houve suspeita de Covid-19, sendo coletado material dele para exame. Ainda não há previsão para resultado da análise.
Em entrevista coletiva na manhã de domingo, a diretora clínica e outros membros do corpo clínico do hospital explicaram que o paciente já possuía a saúde fragilizada por outras doenças prévias, como diabetes. Ele havia se consultado há poucos dias e, como apresentava quadro de saúde preservado, foram indicados isolamento domiciliar e medicação, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
De acordo com a direção da unidade, a esposa e a filha do idoso falecido também apresentaram problemas respiratórios, o que as levou à internação. “Também foi coletado material das duas para averiguar se é Coronavírus. Elas estão em isolamento, com estado geral preservado, assistidas por nossa equipe e não estão no CTI, mas em quartos devidamente preparados para suspeitos da doença”, explicaram.
Durante a coletiva, a direção da instituição de saúde ressaltou ser ainda precoce afirmar a causa da morte como Covid-19, e que só o exame pode atestar essa suspeita. O último Boletim Epidemiológico Municipal informa que 78 casos suspeitos de Coronavírus aguardam resultado de coleta; seis já foram descartados. As análises são feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e os casos só entram como negativos ou positivos com esse resultado concluído.
Minas Gerais
foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, no Boletim Epidemiológico dessa segunda-feira, o primeiro óbito por Covid-19 no Estado. Trata-se de uma senhora, de 82 anos, residente em Belo Horizonte. Ela foi internada no Hospital Biocor em Nova Lima em 21 de março, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório.
Foi transferida para UTI em 23 de março. Foi coletado material para pesquisa de COVID-19 no mesmo dia. A paciente ainda tinha doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Ela morreu no dia 29 de março de 2020. O laboratório privado que realizou o exame constatou a contaminação pelo Novo Coronavírus.
Até o momento em MG são 29.724 casos suspeitos para COVID-19 e 261 casos confirmados. Há em investigação ainda outros 23 óbitos em todo Estado. Até o momento foram notificados 43 óbitos suspeitos, sendo 19 descartados para COVID-19. Confira o boletim completo acessando o link https://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/000_2020/Boletins_Corona/Boletim_Epidemiologico_COVID-19_MG_30.03.2020.pdf.
Confira outros boletins emitidos.