Dados foram identificados pela Polícia Civil de Araxá, que está remodelando o atendimento da Ciretran
A Polícia Civil de Araxá, no Alto Paranaíba, iniciou a remodelagem do atendimento na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). No primeiro semestre, foi realizado um diagnóstico da frota de veículos emplacados, tipo de serviço prestado e número de atendimentos diários. Em média, diariamente, são atendidas 190 pessoas. A frota do município supera 62 mil veículos e para cada domicílio visitado pelo IBGE no último censo, existem dois veículos em Araxá.
A frota por habilitante (per capita) de Araxá é maior do que a frota por habitantes do Rio de Janeiro. Araxá conta com pouco mais de cem mil habitantes e tem mais veículos emplacados do que municípios que possuem quase o dobro da população, como Magé-RJ e Luziânia-GO.
Melhorias
Devido ao número insuficiente de funcionários e a restrições de espaço físico, já que a Ciretran não possui um local coberto para vistoria, por exemplo, a emissão do documento chega a demorar até 19 dias, incluindo o prazo do agendamento para vistoria.
Neste mês foi divulgado o projeto “Todos por um trânsito melhor em Araxá”. Além da promoção de campanhas educativas e de segurança no trânsito, a Ciretran recebeu mais seis colaboradores, que foram selecionados e indicados pelo órgão, contratados e cedidos pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá (Consep).
Além disso, foi instalado um totem de autoatendimento, que possibilita ao cidadão requer vários serviços relacionados ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) e ao Governo do Estado.
Os policiais civis, colaboradores e estagiários estão sendo estimulados a participar de cursos de aprimoramento profissional. Neste mês, todos concluíram o Curso de Atendimento ao Cidadão, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Semana Nacional De Trânsito
A Polícia Civil em Araxá se prepara para participar da Semana Nacional de Trânsito, que ocorrer entre os dias 18 e 24 de setembro. Já está programada a participação do órgão em carreatas, blitz educativas, palestras, além do deslocamento da unidade móvel da PCMG, que servirá de base de apoio para as ações do órgão na cidade.