Minas no Foco

Artistas de Araxá aprendem mais sobre gestão cultural em curso promovido pelo Grupo Galpão

Gestor cultural e autor do livro, O Avesso da Cena, Rômulo Avelar, ministrou o curso nesse fim de semana

Por Caio Ranieri

No último final de semana, artistas de Araxá, das áreas de teatro, música, dança, artes plásticas e ainda, alunos de administração e membros da imprensa, participaram do curso O Avesso da Cena, ministrado por Rômulo Avelar, gestor cultural e autor de um livro (O Avesso da Cena) que trata de forma bem prática e minuciosa, todos os detalhes de um trabalho de promoção na área de cultura.

O curso foi realizado pelo Grupo Galpão, através do Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Durante três dias, em 15 horas de curso, Rômulo caminhou, por exemplo, por todos os processos de criação de um projeto para captação pela lei de incentivo.

Os passos históricos e as lutas dos artistas dentro dessa área também foram abordados, por meio de “cases”, contados pelo escritor e artista, que hoje cuida das atividades de gestão do Galpão Cine Horto, em BH, e outros projetos na capital mineira. Ao mesmo tempo, uma troca de experiências entre os artistas da cidade e o palestrante foi propiciada, com o levante de questões, como a necessidade de criação do Fundo Municipal da Cultura e de uma Lei Municipal de Incentivo.

Ao final do curso, os participantes receberam certificados e por iniciativa deles mesmos, novas reuniões vão acontecer para fomentar as ideias levantadas durante o curso. Um exemplar do livro O Avesso da Cena, foi doado a Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa. O projeto Grupo Galpão em Araxá já realizou uma série de apresentações da companhia mineira no mês passado por toda a cidade, promoveu o curso nesse fim de semana e ainda vai realizar consultoria a dois grupos de teatro da cidade: Grupo Fratelo e Cia Valentina, além da montagem de uma cena curta com cada um dos grupos e um festival no fim do mês de outubro. A produção local é feita pela Uirapurus Arte e Cultura.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts