Ônibus, totalmente gratuito, sai de Araxá às 7h da manhã do sábado, 31 de agosto
Por Caio Ranieri
A Associação Sangue Bom, em parceria com o Hospital Dom Bosco e a Secretaria de Saúde de Araxá, no Alto Paranaíba, junto ao Hemocentro de Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai promover mais uma viagem de doadores de sangue para a coleta. Esse trabalho é feito periodicamente.
A Campanha acontece por meio de uma excursão para a o Hemocentro Uberaba, que acontece no sábado, 31 de agosto. O ônibus sai do Estádio Municipal Fausto Alvim, às 7h e retorna para Araxá às 14h. A viagem é gratuita aos que se interessam em ser doadores de sangue. Basta de cadastrar junto à Associação Sangue Bom. Para informações sobre o cadastramento, basta ligar no (34) 9 8876-6920.
É necessário apresentar, no ato da doação, documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial, como Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.
Requisitos para doação
Para ser doador é preciso estar com boa saúde, não ter tido hepatite após 10 anos e ter idade entre 18 e 64 anos, além de pesar acima de 50 quilos. Também não pode estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia e ainda, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta. Usuários de drogas, ferimentos não cicatrizados, gravidez ou período de amamentação ou ter tido filho em parto normal a menos de três meses da coleta, ou seis meses, no caso de cesárea, são questões que impedem a doação.
É recomendado ainda que na noite anterior a coleta o doador tenha dormido bem e não tenha tido comportamento de risco para contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O doador também não deve ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses ou ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã o doador deve alimentar-se. À tarde, deve ter um intervalo de três horas após o almoço.
O tratamento dentário impede a doação por um período de um a trinta dias, conforme o caso. O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para os homens e de 90 dias para mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 64 anos, o intervalo é de seis meses.
Outros impedimentos
Outras condições, que também podem impedir a doação, serão avaliadas na triagem antes do procedimento para coleta. Haverá uma entrevista com um médico, com perguntas de caráter íntimo. As informações prestadas são mantidas em sigilo. A entrevista inicial é importante pois existem condições como sorologia positiva para HIV, que podem ser transmitidas pelo sangue.
Muitas às vezes, o detalhe pode não ser totalmente verificado com a realização dos testes sorológicos, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames. O doador também só deve fazer o procedimento, caso tenha sido vacinado contra a H1N1 somente após 30 dias da imunização.
Uma doação pode salvar até quatro vidas.