Mais de 600 pessoas foram atendidas nesse período
Pedro Inham da Silva, de 70 anos, foi um dos primeiros pacientes cadastrados na entidade de Araxá, na região do Alto Paranaíba. Em 2009 ele teve câncer na garganta e perdeu as cordas vocais. Atualmente ele utiliza um aparelho para se comunicar, mas necessita ainda de suplementos que compõem a recuperação. Seu Pedro é um dos assistidos que participa de todas as atividades. “Só tenho a agradecer e pedir a Deus bênçãos para esta organização” agradece.
Assim como o seu Pedro, a Associação do Câncer em Araxá oferece, há seis anos, um trabalho aos pacientes em tratamento do câncer e aos familiares dessas pessoas também. Entre as atividades oferecidasestãooficinas semanais aos assistidos, como os trabalhos manuais de tricô, crochê e de beleza, além de atividades culturais de dança, terapia ocupacional e música.
Os beneficiários recebem alimentação, os medicamentos que não são encontrados ou fornecidos na rede pública, equipamentos hospitalares, exames, fraldas, bolsas de colostomia, leite integral e desnatado, suplementos alimentares, acompanhamento social, nutricional, psicológico e encaminhamento para atendimento em geral.
Em todos esses anos a Organização Não Governamental, ONG, conseguiu realizar, com exatidão, os serviços propostos. “A Associação do Câncer contou sempre com o apoio do povo, com a doação generosa de milhares de doadores desta cidade. Mesmo quando os recursos financeiros não eram suficientes a matriz Uberlândia supriu para que nada faltasse aos atendidos”, afirma a coordenadora em Araxá, Cândida Medida.
Hoje, aos 64 anos, quase cinco anos depois que diagnosticou um câncer de intestino, João Batista dos Reis, procurou a Associação para apoio no tratamento, pois ele não podia trabalhar e não conseguia arcar com todas as despesas. Ele ainda está em fase de recuperação e ainda não conseguiu o auxilio doença, da instituição sem fins lucrativos recebe leite e suplementos. “Sou muito grato por ter sido tão bem acolhido em um momento tão frágil da minha vida, recebi amor, carinho e respeito”, comenta.
Quem preside a associação as unidades de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Araxá é José Raimundo Ferreira Medina, que reforça que a entidade permanece no endereço na Vila João Ribeiro, rua Paul Harris no número 223, sempre de portas abertas para amparar todos os que a procuram. No próximo mês acontece uma festa para marcar esses seis anos de ações em prol das pessoas com câncer, e relata que com a ajuda do povo irá ampliar ainda mais o atendimento sócio educacional.
Nas regiões do Triangulo e Alto Paranaíba, já realizou mais de 300 mil beneficiados desde 2003, quando foi criada em Uberlândia. O atendimento em Araxá é de segunda a sexta-feira, de 8hàs 17h e aos sábados de 8h às 12h.