Com novo sistema, até mesmo a emissão de receitas precisam ser catalogadas
A recém-criada Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação de Tapira já começa a render bons frutos. A pasta criada para cuidar da parte de informática da prefeitura está implantando um software de controle do setor de saúde.
Com este software, todo o procedimento da Secretaria de Saúde passará a ser catalogado, desde os pacientes e médicos até as consultas e intervenções cirúrgicas. Isto tornará mais dinâmico o atendimento uma vez que irá facilitar o cadastro e principalmente a busca de informações no prontuário eletrônico.
Outro importante tópico a ser mencionado tem haver com as receitas que o novo software irá gerar. O Sistema Único de Saúde (SUS) recompensa financeiramente os municípios por cada procedimento realizado nas unidades de saúde, mas estas precisam estar organizadas e conseguir catalogar todas as suas ações da forma exigida para que consigam este benefício.
Com o software, o catálogo dos procedimentos é feito automaticamente, gerando ao final um relatório no formato exigido pelo sistema, para enviar os recursos financeiros. ”Temos realizado um grande esforço para informatizar todos os serviços prestados pela Prefeitura como forma de otimizar o atendimento ao cidadão, dar mais comodidade aos servidores públicos e facilitar a realização dos procedimentos necessários para o bom andamento das atividades. No caso da saúde estamos prevendo que a informatização do setor vai nos ajudar a receber mais recursos e com isso a secretaria conseguirá atender o cidadão de uma forma ainda melhor”, destaca Diogo Murilo Lopes, Engenheiro de Computação da prefeitura.
C/ Ascom