Pular para o conteúdo principal

Minas no Foco

Atividades do Outubro Rosa em Araxá acontecem nas unidades de Saúde

Em todos os sábados desse mês, de 8h às 11h, os atendimentos serão feitos

Da Redação

A Prefeitura de Araxá participa mais uma vez da campanha “Outubro Rosa”, que visa a prevenção ao câncer de mama. Através da Secretaria Municipal de Saúde serão ofertados exames e oficinas para as mulheres em todos os sábados deste mês nas unidades de saúde do município. As atividades acontecem sempre das 8h às 11h.

No dia 8, a Unisul recebe uma equipe multiprofissional que vai realizar exame preventivo do colo uterino, mamografia, orientação sobre prevenção do câncer de mama e do colo uterino, distribuição de preservativos, avaliação nutricional, avaliação odontológica e grupo de conversa com adolescentes.

Dia 15, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará na Unisa, Unioste e Uninordeste. Além dos exames do Outubro Rosa, as participantes terão acesso também ao Grupo de Alongamento e Avaliação Postural.

Já no dia 22 de outubro, a campanha Outubro Rosa será na Unicentro, Unileste e Uninorte. A equipe multidisciplinar fará os exames preventivos e terá ainda Grupo de Pilates e avaliação postural. Para participar, as mulheres podem se inscrever previamente nas unidades de saúde ou comparecer durante o evento aos sábados.

O Outubro Rosa é uma campanha do Ministério da Saúde para prevenção do câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Entre 2009 e 2014, o número de casos da doença no país aumentou 13,4%, que representa uma taxa de aumento de mais ou menos 2% ao ano.

Ao todo, são 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). As chances de cura do câncer de mama são de até 97%, se a mulher buscar tratamento ainda na fase inicial da doença. A mamografia é capaz de identificar tumores ainda muito pequenos, de apenas 1 milímetro.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, por isso a prevenção é a principal arma para combater esse câncer.

Secretária de Estado da Saúde reforça importância de cuidar da saúde todos os dias

Inspirada no Movimento do Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inicia a campanha publicitária com o tema: “E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa”. O objetivo é mobilizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde todos os dias e de forma integral, incentivando visitas regulares ao médico e proporcionando, assim, a prevenção de doenças e garantindo melhor qualidade de vida.

A campanha deste ano vai focar bastante nas redes sociais e terá como intenção reforçar a importância da mulher conhecer seu corpo e cuidar bem dele todos os dias. O conceito que permeia as peças é de que toda cidadã tem direito à saúde integral, humanizada, de qualidade e livre de toda forma de preconceito ou discriminação, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mamografia

O câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo e a mamografia é fundamental para diagnosticar a doença em estágios iniciais. De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia para o rastreamento de câncer de mama é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos e deve ser realizada a cada dois anos.

A coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Mendes Carvalho, destaca que “mulheres que apresentem risco elevado para câncer de mama, com histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau, recomenda-se o acompanhamento clínico individualizado”.

Minas Gerais possui, atualmente, 584 aparelhos de mamografia e, de janeiro a julho de 2016, foram realizados 279.489 exames. Para de aumentar a cobertura mamográfica, bem como garantir o fornecimento regular do exame a todas as mineiras, o Estado utiliza o serviço móvel de mamografia, que conta com oito unidades percorrendo todo o estado para atender as mulheres. Confira a rota do caminhão mamógrafo em Minas, neste mês de outubro.

Novas Diretrizes

O Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo) é responsável por instituir o monitoramento da qualidade dos serviços de mamografia por meio da imagem radiográfica de simulador de mama nos serviços públicos e privados de saúde de Minas Gerais.

Com o objetivo de estabelecer diretrizes sobre a realização deste exame no estado e melhorar sua qualidade, foi publicada no dia 15 de setembro, a Lei N° 22.290. De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia, Flávia Adriana dos Reis Silva, “as diretrizes retratam, justamente, a preocupação com a qualidade dos exames mamográficos prestados no estado, tanto por instituições públicas quanto privadas, zelando para que as mulheres tenham acesso a mamografias de qualidade”. Confira onde estão localizados os mamógrafos em Minas Gerais.

Papanicolau

O câncer de colo do útero é considerado o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. O principal fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

A vacina contra o HPV é uma das medidas para o enfrentamento ao câncer do colo do útero. No Brasil, o Ministério da Saúde implementou, no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos.

“A realização periódica do exame Papanicolau é a estratégia mais adota para o rastreamento da doença em mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram algum tipo de atividade sexual. O exame deve seguir até os 64 anos de idade. Mesmo as meninas vacinadas devem realizar o exame quando atingirem a faixa etária adequada e iniciarem a vida sexual”, explica Ana Paula Mendes Carvalho.

Com relação à periodicidade de realização do Papanicolau, a rotina é a repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. Para ter acesso à mamografia e ao Papanicolau, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, porta de entrada para atendimento no SUS.

Acompanhe todas as atividades e notícias produzidas pela SES-MG no mês de outubro, em nossas redes sociais. Outras informações sobre a campanha e dados de ações da SES-MG para controle do câncer de mama e colo do útero estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts