Recentemente a ciclista Ana Cláudia Borges Martins venceu, em primeiro lugar, duas competições no interior de Minas Gerais
Trilha ou asfalto? Esporte, atividade física ou diversão? A bicicleta tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. Além de ser uma ótima opção para quem busca mobilidade, pedalar também traz benefícios para o corpo e a mente. E em outros casos sinônimo da conquista de medalhas.
Ana Cláudia Borges Martins é o nome da atleta que recebeu a reportagem do Portal Minas no Foco nesta semana. Mulher tímida para entrevistas, mas extremamente simpática com as pessoas, se engana quem pensa que a professora de educação física, de 32 anos, começou no ciclismo por escolha natural.
– Eu fui atleta de Taekwondo durante 15 anos. Eu comecei exatamente aos 15 e fiquei até os 30 anos. Só parei por causa de um problema no joelho, e vou precisar operar para poder voltar. Agora para competição não tem mais como eu participar, por conta da flexibilidade de horários.
Adepta da prática de esportes desde a adolescência, Ana, que já participou de competições nacionais e importantes disputas regionais, tem hoje na bike a sua atividade física predileta. E não é pra menos: foi nessa modalidade que alcançou as principais vitórias da carreira como esportista.
Entre os dias 13 e 14 de setembro a atleta pedalou tanto que chegou em primeiro lugar em duas disputas. Na Corrida Ciclística do Café, de Serra do Salitre, com três quilômetros cada volta, realizada em formato de circuito, ela competiu na categoria feminina e se sagrou campeã da prova. No domingo (14) venceu também em primeiro lugar na categoria feminina, da prova do Dia do Cooperador, em Patrocínio.
– Eu gostei bastante de ter participado. O resultado é fruto de muito preparo. Eu treino cinco vezes por semana bicicleta, duas vezes por semana natação e outras duas musculação. Faça chuva ou sol, animada ou cansada, eu saio pra treinar às vezes até dez horas da noite.
Ciente da importância de uma alimentação adequada aos desafios, Ana Cláudia disse que começou a tomar mais cuidado após dar início aos treinos pesados. O segredo é comer em pequenos intervalos de horas, beber muita água, evitar bebida alcoólica e ingerir alimentos saudáveis.
– Eu tenho uma nutricionista. Faço acompanhamento com ela uma vez ao mês. Mas não é fácil, viu. A gente às vezes dá uma descuidada e caí no dia do erro. Porém, sempre que possível tento evitar açúcar, farinha branca, gordura e substituir por salada, frutas e verduras.
E 2014 marca a carreira da esportista. Foram 12 vitórias ao longo desses nove meses. E ela adianta que ainda tem muita conquista pela frente: “Eu quero mais. A gente nunca quer parar. Nunca está satisfeito”, finaliza.