Aquisição da empresa pelo Grupo Mosaic faz parte da pauta de discussão
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza, nesta terça-feira (17), audiência pública, a pedido do deputado federal Mário Heringer (PDT/MG).
O objetivo é discutir ato do Conselho de Administração de Defesa Econômica (CADE) que autoriza, sem restrições, a operação de aquisição das participações do Grupo Vale junto à Vale Fertilizantes S/A pela empresa Mosaic Fertilizantes do Brasil LTDA.
Em pronunciamento na comissão da Câmara dos Deputados, Heringer destacou que a decisão do CADE surpreendeu, uma vez que a medida enfraquece o mercado nacional de fertilizantes. Destacando sua defesa a favor da agricultura brasileira, a iniciativa do parlamentar do PDT de Minas teve apoio de diversos parlamentares na comissão.
“O CADE fez essa autorização de uma maneira, a meu ver, muito irresponsável, porque coloca também até as estrangeiras no Brasil com dificuldade de fazer uma posição de força e oferecer fertilizantes para a nossa agricultura com menos preço. Isso concentra poder e eu gostaria de ouvir em uma audiência pública as pessoas envolvidas aqui e os conhecedores do assunto para que possamos tentar fazer a reversão dessa autorização, nefasta para o Brasil, nefasta para a agricultura brasileira”, explicou o deputado sua intenção de realizar a audiência pública.
Logo após pedir apoio dos colegas parlamentares, Heringer recebeu manifestação favorável à realização da audiência pública do presidente da comissão, Sérgio Souza (PMDB/PR).
“Está pautado e vamos marcar essa audiência o mais rápido possível porque precisamos reduzir o custo de produção e não aumentar”, destacou o peemedebista. Também favoravelmente à realização da audiência requerida por Mário Heringer se manifestaram diversos outros deputados federais.