Minas no Foco

Aula inaugural do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é realizada em Araxá

NEJ oferece aos jovens da rede pública acesso à formação empreendedora, e vivência do mundo dos negócios

Os estudantes da primeira turma do curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, em Araxá, se reuniram na noite desta terça-feira (23/5) para acompanhar a aula inaugural. A ação do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura e o Senai, tem o objetivo de desenvolver o perfil empreendedor, com foco no protagonismo e iniciativa, além de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho.

A cerimônia foi realizada na sede do Senai, e contou também com a participação de familiares e diversas lideranças e autoridades, como o prefeito de Araxá, Robson Magela, e o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha. Destaque também para a palestra do analista do Sebrae Minas Rafael Gregório, que abordou o papel transformador da educação empreendedora, além da participação de ex-alunos do NEJ em Belo Horizonte, que relataram suas experiências no projeto.

Durante o evento, Afonso Maria Rocha ressaltou que o projeto considera o papel dos jovens na sociedade. “O principal intuito dessa iniciativa é formar cidadãos que tenham atitude empreendedora na vida. Ao fim da capacitação, serão formados os melhores empresários ou os melhores funcionários de uma organização. Serão pessoas capazes de enxergar oportunidades pelo empreendedorismo”, destaca.

A sinergia entre os parceiros foi destaque na fala do gerente do Sesi/Senai do município, Jefferson de Campos Cordeiro. “Contamos com entidades que buscaram o que há de melhor no mercado quando o assunto é educação empreendedora. Esses jovens são privilegiados por entrarem em um projeto tão completo”, afirma.

Para o prefeito Robson Magela, os esforços da administração municipal para a educação devem ser vistos como investimentos. “Pensar o futuro dos jovens não deve ser visto como uma despesa. Estamos felizes em proporcionar para a população um projeto que deixará muitos frutos e, ainda, contribuirá para a diversificação da economia”, reforça.

O NEJ em Araxá

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil em Araxá vai atender 72 estudantes de escolas públicas, de 16 a 30 anos, que estão cursando ou já tenham concluído o terceiro ano do Ensino Médio. Serão 800 horas de aulas práticas e teóricas, durante um ano, para promover uma conexão entre os jovens e as empresas, fomentando o mercado de trabalho.

O NEJ é um projeto social que oferece formação empreendedora, por meio do curso técnico em Administração. Desde a sua fundação, em 2010, em Belo Horizonte, já formou mais de 2.600 estudantes. Atualmente, o Núcleo está presente em Belo Horizonte, Nova Lima, Itabira, Uberaba, Ibirité, Ribeirão das Neves, Conceição do Mato Dentro e no Distrito Federal.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts