Minas no Foco

Aulas de Xadrez podem entrar na grade curricular das escolas municipais de Araxá

Sugestão foi do Vereador Fabiano e segundo o parlamentar, prática proporciona vantagens pedagógicas aos estudantes

Um dos jogos mais conhecidos no mundo, apreciado por crianças e adultos agora, pode fazer parte da grade curricular das escolas municipais de Araxá. Na Reunião Ordinária de terça feira, 23 de junho, o Vice-presidente da Câmara, Vereador Fabiano Santos Cunha, apresentou uma indicação com essa sugestão para a Secretaria Municipal de Educação.

Durante seu pronunciamento na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, o parlamentar apresentou uma matéria de um Programa de TV, mostra a importância e os bons resultados da prática do esporte que exercita no raciocínio, em uma escola da Armênia.

Segundo Fabiano, estudos científicos realizados em diversos países demonstram que a prática de xadrez nas escolas proporciona inúmeras vantagens pedagógicas aos alunos. O vereador citou como exemplo, o aumento da atenção, do autocontrole, da concentração, da memória, da paciência e do pensamento lógico, o que, por conseqüência, aperfeiçoa consideravelmente o desempenho escolar.

Tendo em vista todos os benefícios, Fabiano se reuniu com o Secretário da Educação da cidade de Patrocínio (MG), que já implantou um projeto parecido nas escolas municipais que vem gerando interessantes resultados, como por exemplo, um crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Depois, o parlamentar se reuniu com a Secretária da Educação, Gessy Glória Lemos, onde expôs a proposta, que teve ótima aceitação. A ideia é que a inserção do xadrez na grade curricular da rede pública municipal de Araxá seja de forma permanente e continuada, para que o Município possa propiciar, a médio e longo prazo, uma oportunidade ímpar de desenvolvimento intelectual. A indicação foi aprovada e enviada aos responsáveis.

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

Compartilhe esta notícia:

Related Posts