Carga foi transportada para Matozinhos onde será utilizada como combustível em caldeiras
A Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, realizou mais uma operação de retirada de pneus inservíveis do ecoponto de pneumáticos, que fica situado no bairro Planalto. Foram transportadas de Patos de Minas com destino ao município mineiro de Matozinhos, cerca de 30 toneladas de pneus velhos e usados, além de 30% de buchas, carcaças e pedaços de borracha, oriundos de pneumáticos.
Toda a carga de pneus velhos e usados foi transportada pela empresa Pneus Neto, de Goianésia (GO), e será destinada para Matozinhos (MG), onde será utilizada como combustível em caldeiras para a queima e secamento de cimento e tijolo.
Segundo Civuca Costa, diretor de Meio Ambiente, em outros Municípios utilizam também os pneus inservíveis retirados de Patos de Minas e em muitos ecopontos brasileiros, utilizam o material para emborrachamento de asfalto, porém, a maioria das recicladoras usa a carga de borracha como combustível em usinas e caldeiras.
A cada operação realizada no ecoponto de Patos de Minas é montada uma grande estrutura que envolve servidores municipais da Secretaria de Infraestrutura, máquina retroescavadeira, carregadores e funcionários da Limpebras, além de toda a logística feita anteriormente através de convênio com a Reciclanip (Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos) e agendamento com as transportadas deste tipo de carga.
Geralmente, as coletas de pneus inservíveis são feitas de duas em duas semanas. Toda a logística da retirada de pneus do ecoponto de Patos de Minas é realizada antecipadamente pela Diretoria de Meio Ambiente.
Ascom Prefeitura de Matos de Minas