Minas no Foco

Calendário de Vacinação é ampliado para uma parcela maior da população para 2017

Em Araxá, introdução da vacina HPV para meninos de 12 e 13 anos de idade já está acontecendo

Da Redação

O ano começa com importantes alterações no Calendário Nacional de Vacinação, que têm como objetivo otimizar a cobertura vacinal no país. A ampliação de grupos e faixas etárias fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), conduzido pelo Ministério da Saúde, para 2017.

A partir de agora, uma maior parcela da população ficará mais protegida uma vez que irão receber vacinas como a HPV, meningocócica C, tríplice viral e varicela, além da hepatite A. Nos municípios de Minas Gerais, os postos de saúde já se encontram abastecidos com as doses necessárias para imunizar os grupos prioritários.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, faz um alerta às mães, pais e responsáveis pelos adolescentes para que eles levem suas filhas e, agora também, os filhos aos postos de saúde para receber a vacina contra o HPV.

“Cada vez que uma nova vacina é introduzida no Calendário Nacional, é um avanço para a saúde pública. A vacina HPV para meninos será inserida neste ano juntamente com a meningo C para adolescentes de 12 e 13 anos. Essas vacinas protegem contra doenças graves, como os cânceres causados pelos vírus HPV e a meningite por Neisseria. Por isso, é preciso ficar atento às faixas etárias abrangidas pelas mudanças e ter o cartão de vacinação atualizado”, afirma Janaína. Clique aqui para saber mais sobre as doenças que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização.

Em tempo: PMA oferece vacinas para adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá informa que a vacina de meningite C está sendo aplicada em adolescentes de 12 e 13 anos, em dose única, e que meninos nessa faixa etária também foram incluídos na vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano).

Até o ano passado, a meningite C estava disponível apenas para crianças entre três meses e quatro anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é a de maior frequência nos postos de saúde (cerca de 60 a 70% dos casos) e apresenta rápida evolução e gravidade.

Já o HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual. A vacinação acontece ao longo do ano em todas as unidades de saúde do município (Unisul, Unileste, Uninorte, Uninordeste) e no Centro de Vacinação Dr. Gil Montandon, na rua Calimério Guimarães, 850, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h50. Mais informações pelo telefone (34) 3691-7080.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts