Vereadores aprovaram por unanimidade a Frencoop, que tem como objetivo apoiar, incentivar e fomentar o cooperativismo no município
A Câmara Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba aprovou por unanimidade a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop).
A bancada será formada por quatorze vereadores do Legislativo Araxaense que terão atuação unificada em função de interesses das doutrinas cooperativistas, independentemente do partido político a que pertençam. A Frencoop Araxá será a primeira frente parlamentar municipal em defesa ao cooperativismo em Minas Gerais.
O objetivo é apoiar, incentivar e fomentar o cooperativismo no município, resgatando os valores da solidariedade, confiança e ajuda mútua, promovendo o desenvolvimento sustentável pela cooperação e o associativismo, seguindo os princípios gerais do cooperativismo. A Frente entrará em vigor na data de sua publicação.
As ações da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, se desenvolverão por meio de ações conjuntas com o Sistema Ocemg/Sescoop-MG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, em consonância com a Frencoop instalada na Assembléia Legislativa de Minas e com a Frencoop Nacional. A adesão dos vereadores foi mediante documento por eles subscrito ao parlamentar fundador da Frente, o vereador José Maria Lemos Junior, o Juninho da Farmácia (DEM), que é cooperado da Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) e da Sicoob Crediara.
Os vereadores da Frencoop Araxá atuarão no desenvolvimento de ações institucionais, quando necessário, de forma a aperfeiçoar e complementar a legislação municipal que envolva matéria de interesse do cooperativismo; apoio e agilização de projetos inovadores e criativos, capazes de propiciar o desenvolvimento socioeconômico, resultante de parcerias entre o poder público e as cooperativas; apoio e divulgação dos princípios e objetivos da Frencoop nos âmbitos federal, estadual e municipal.
O vereador Juninho (DEM) afirma que o cooperativismo é o caminho do sucesso na economia atual e no futuro. “Nós vimos, acompanhamos e participamos do crescimento da Capal e da Sicoob Crediara nos últimos anos e nós vereadores temos que dar força par ao desenvolvimento do cooperativismo na região para que essa economia cresça cada vez mais. Por isso, propomos a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, a primeira municipal em Minas Gerais. Hoje, somos quinze vereadores na Câmara Municipal e quatorze vão fazer parte da bancada de defesa ao cooperativismo, independente do partido que pertencem. Tenho certeza que as cooperativas estarão bem assistidas na nossa cidade com a criação da Frencoop Araxá.”
De acordo com o vereador, a Frente não só receberá os projetos do Executivo, mas também pode propor leis em defesa ao cooperativismo. “Projetos em defesa e apoio ao cooperativismo serão prioridades na Câmara Municipal. Os quatorze vereadores da Frencoop sabem da importância do cooperativismo na economia araxaense e da necessidade de fomentar projetos baseados nas doutrinas cooperativistas. Não temos só a Capal e a Sicoob Crediara em Araxá. Temos outras cooperativas importantes na nossa cidade, como por exemplo, a Cooperativa de Consumo do Servidor Público (Cosprema) que tem se organizado para alcançar um crescimento desejado pelo funcionalismo público.
O presidente da Capal, Alberto Adhemar do Valle Junior, destaca que o cooperativismo ganha muito com a criação da Frencoop Araxá. “Hoje, temos cerca de 10 mil associados a cooperativas no nosso município. Quando levamos em consideração a quantidade de famílias envolvidas direta ou indiretamente ao cooperativismo percebemos que quase 30% dos araxaenses têm ligação com o setor. A Capal, Sicoob Crediara, Coind, Cooperar, Cocrez, Unicred, Unimed, Cotral, Cosprema, são algumas das cooperativas implantadas nosso município. Quantas pessoas não são diretamente afetas pelo trabalho dessas cooperativas? Uma Frente Parlamentar Municipal, a primeira no Estado, é motivo de orgulho para nossa cidade. É a mudança na política que sempre defendemos, onde os agentes políticos são apartidários e trabalham em defesa de uma bandeira ou setor, no caso da Frencoop Araxá, o cooperativismo. Ter o poder público aliado às causas cooperativistas significa gerar um ganho enorme para a economia da cidade e também para o desenvolvimento social do nosso município, pois um dos sete princípios cooperativistas é a preocupação com a comunidade local.”
Segundo o presidente da Capal, a Frencoop Araxá e a Lei da Política Municipal de Fomento ao Cooperativismo são ferramentas políticas que poderão proporcionar mudanças sociais, econômicas e culturais significativas.
“Agora, podemos propor projetos voltados fomento e desenvolvimento do sistema cooperativista na nossa cidade; estimular a forma cooperativista de organização social, econômica e cultural nos diversos ramos de atuação; estimular e propor inclusão do estudo do cooperativismo nas escolas, visando estimular o empreendedorismo e explorando as potencialidades e os recursos naturais e culturais do município. “Implantar cada vez mais a cultura da cooperação, esse é o nosso grande desafio”, ressalta Junior.
Política Municipal de Fomento ao Cooperativismo
O vereador Juninho da Farmácia também é o autor da lei que criou a Política Municipal de Fomento ao Cooperativismo, aprovada em abril. A legislação consiste no conjunto de diretrizes e normas voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e o desenvolvimento no município. Para os efeitos da legislação, são consideradas sociedades cooperativas aquelas regularmente registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras, nos termos da Legislação Federal e Estadual pertinente e nos Órgãos Fazendários Federal, Estadual e Municipal.
C/ Ascom