100 animais fizeram a cirurgia gratuitamente na primeira etapa
Tapira recebeu a unidade do Castramóvel – Unidade básica de saúde animal. Já foram castrados 100 animais pelo serviço A cirurgia é simples, com sedação do animal e aplicação de anestesia local. Em meia hora os animais são liberados pra recuperação e logo podem voltar pra casa. Os tutores de cães e gatos foram além: além dos domésticos, muitas pessoas cadastraram animais de rua, que são tratados com carinho por toda a população de Tapira.
Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter entre 4 meses e oito anos e pesar mais que 1,5kg. Antes da cirurgia todos os animais passam por uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia naquele momento, como sobrepeso, por exemplo, que impede a intervenção cirúrgica.
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Tapira tem objetivo de controlar a reprodução animal, além de manter a saúde pública. Além disso, durante o evento, muitas pessoas manifestaram interesse e acabaram adotando um animalzinho de rua.
Segundo o secretário de saúde, Juan Galhardo, as pessoas que têm interesse em castrar seus animais podem se inscrever para a próxima campanha. “Desde agora já estamos recebendo as fichas cadastrais para o próximo mutirão, que será no primeiro semestre de 2022”. Os tutores que quiserem castrar os animais domésticos ou de rua podem se inscrever para a campanha de 2022 no Posto de Saúde.