A Campanha contra Sarampo e Paralisia Infantil está acontecendo em todo Brasil
O dia 22 de novembro, sábado, será o dia de intensificação (“Dia D”) da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.
O alvo da vacinação contra sarampo são as crianças de 1 a 5 anos incompletos. Já a vacina de poliomielite (paralisia infantil), é direcionada para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.
A população a ser vacinada é de 7.432 crianças, com cobertura mínima de 95%, preconizada pelo Ministério da Saúde, ou seja, deverão ser vacinadas, no mínimo, 7.060 crianças.
O Ministério da Saúde disponibilizará mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite) durante a campanha e mais de 11,8 milhões de doses da vacina tríplice viral, contra o sarampo, caxumba e rubéola.
A recomendação do Ministério da Saúde é de que todas as crianças na faixa etária da campanha sejam vacinadas, pois a VOP (Vacina Oral Poliomelite) vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia.
A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade.
Em Patos de Minas, as crianças podem ser levadas, até 28 de novembro, no posto de saúde mais próximo para que elas recebam a vacina.
Ascom Prefeitura de Patos de Minas