Minas no Foco

Câncer de mama: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em mais de 90%

Centro Oncológico da Unimed Araxá, inaugurado em agosto de 2021, realiza o exame

Uma projeção do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) indica que o país deve registrar 66 mil novos casos de câncer de mama este ano. Isso significa que, em média, todos os dias 181 brasileiras receberão o diagnóstico.

Segundo o médico Gabriel de Oliveira Simões, oncologista clínico e responsável técnico pelo Centro Oncológico da Unimed Araxá, os números refletem o quanto o diagnóstico precoce é essencial e reforçam a importância do exame de mamografia. “A importância desse exame consiste na possibilidade de encontrar lesões pequenas, não palpáveis, ou outras alterações como microcalcificações que podem estar associadas ao desenvolvimento do câncer”, explica.

O diagnóstico precoce, ainda de acordo com o médico, favorece a possibilidade de cirurgias conservadoras e pode, a depender do caso, evitar o uso de quimioterapia. Além disso, a descoberta do câncer em estágio inicial aumenta as chances de cura para acima de 90% em boa parte dos casos.

“A mamografia é indicada, segundo o Ministério da Saúde, para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Esse período pode ser reduzido a depender da avaliação do ginecologista ou mastologista frente ao resultado do exame. O início do rastreio também pode ser antecipado, a depender de fatores de risco da paciente, podendo começar aos 40 anos ou até em idade mais jovem. É um exame seguro, a radiação emitida no exame é mínima, sendo que os benefícios superam os riscos”, ressalta.

O Centro Oncológico da Unimed Araxá, inaugurado em agosto de 2021, realiza o exame. A unidade moderna e muito bem equipada está instalada no próprio Hospital Unimed Araxá. “Estamos capacitados para atendimentos de consulta e realização de quimioterapia, com equipe cordial cujo princípio é baseado em um atendimento acolhedor e humanizado”, diz o médico.

Unimed Araxá

A Unimed Araxá atua na região há 32 anos. Tem atualmente 200 médicos cooperados das mais diversas especialidades, com aproximadamente 25 mil clientes, 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha, além de atender cerca de 15 mil beneficiários de intercâmbio. Desde 2017 a Unimed Araxá tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um moderno laboratório de análises clínicas.

Mais recentemente inaugurou sua Clínica Multidisciplinar que tem atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Junto ao prédio central, oferece ainda equipe integrada e programas de saúde voltados à melhoria de qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças no Espaço Viver Bem.

A rede credenciada de serviços é composta ainda por seis hospitais, 15 laboratórios, 33 clínicas, além de aproximadamente 300 colaboradores de forma direta.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts