Cidade tem seis chapas majoritárias; eleições transcorrem de forma tranquila
Por Caio Ranieri
Transcorrem de forma tranquila o domingo de votação em Araxá. Desde às 7h os eleitores estão indo aos colégios e seções para escolher os próximos mandatários do Poder Executivo e os 15 novos Vereadores que vão atuar na Câmara Municipal na Legislatura 2021/2024. Desde a meia noite de sábado pra domingo a Polícia Militar tem atuado com a fiscalização para coibir boca de urna, derramamento de material em vias públicas e outros crimes eleitorais.
Segundo a Tenente Rose Mary Beatriz dos Santos, da Polícia Militar, durante a madrugada, dois jovens, sendo um rapaz de 20 anos e um menor com 15 foram detidos pregando adesivos e santinhos no muro de um local de votação. “A guarnição estava de patrulha pelo local, viu e tomou as providências com prisão do acusado, apreensão do menor, recolhimento de material e também veículos apreendido”, explica a Tenente.
Outro caso foi o registro de uma eleitora, que ao votar, reclamou que não viu a foto do candidato na Urna Eletrônica. Houve exaltação da mulher, que foi acalmada pelos policiais. O voto dela foi computado sem problemas. No final da manhã um homem recebeu voz de prisão ao tentar efetuar a compra de voto de uma pessoa.
Votação dos candidatos
A Candidata Lídia Jordão, do Patriota, votou às 9h, na Escola Estadual Lia Salgado. Ela chegou acompanhada do marido, equipe e de seu Vice, Fabiano Santos Cunha. Emocionada, ela agradeceu o carinho que recebeu das pessoas.
“A minha gratidão por todas as casas, todos os lugares que nós percorremos e todas as pessoas que nos acolheram e nos abraçaram, que abraçaram a nossa candidatura e a nossa vitória por Araxá. Deus os abençoe e apesar de todas as dificuldades, nós estamos aqui, de pé, pela nossa cidade e pelo futuro de Araxá”.
O Candidato Sério Chaer, do PTB, votou por volta de 9h no Colégio Dom Bosco. Ele não foi acompanhado por nenhum veículo de comunicação, já que estava agendado para estar no local ao meio dia e acabou adiantando a atividade.
Depois, ele esteve na porta da escola, acompanhado de alguns apoiadores, e conversou rapidamente com a imprensa. Ele falou do sentimento de missão cumprida. “O que precisava ser feito a gente fez. Fizemos uma campanha limpa, mostramos nossas propostas. Agora, cabe ao povo entender isso e a expectativa tá muito boa”. O vice de Sérgio Chaer é o advogado Jean Carlo Madalena.
Ana Paula Machado, do PROS, votou também no Colégio Dom Bosco. Em entrevista ao repórter Diogo Meira, da Rádio Cidade, Ana Paula falou dos bons resultados da campanha realizada ao lado do seu vice, Maurício Smith.
“Nós conseguimos provar que é possível sim fazer a boa política. Então, nós já nos sentimos vitoriosos. Nesta campanha nós conhecemos Araxá inteiro, conversamos com a população e sentimos de perto as nossas demandas e isso é muito importante”.
Emílio Neumann, do Novo, chegou às 10h15 a Escola Vasco Santos. Ele esteve acompanhado do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do seu candidato a vice, Marcos Amaral. Emílio falou da confiança do trabalho realizado na campanha.
“Nós começamos essa campanha com proposito de mostrar para a população o nosso Plano de Governo. Entramos limpos e saímos absolutamente corretos”.
Zema comentou sua peregrinação pelas cidades mineiras onde o Novo está com candidaturas e da expectativa do crescimento do partido.
“Eu acompanhei apenas cinco cidades onde o Novo tem candidatos a Vereadores e três que temos candidatos a prefeito. Foi uma decisão do partido participar de poucas cidades, porque prezados muito mais qualidade do que quantidade. O partido vai sair muito maior dessas eleições”.
O candidato Robson Magela, do Cidadania, votou às 10h30 no Colégio Polivalente. Chegou ao local acompanhado do candidato a vice, Mauro Chaves e do Deputado Estadual Bosco. Robson fez um balanço do trabalho nos últimos 45 dias.
“Quero agradecer a população de Araxá por sentir que nossa mensagem foi uma mensagem de renovação, de uma política diferente, onde todos poderão ter voz ativa na administração”.
E o candidato do PT, Jales André votou às 11h30 na Escola Aziz J. Chaer. Ele esteve acompanhado da esposa, correligionários e do vice, Reginaldo Donizete. O candidato falou do trabalho e das expectativas para o resultado.
“Estamos tranquilos, fizemos uma campanha tranquila, propositiva, realmente voltada para os anseios da população. Percorremos todos os setores, ouvimos nosso povo e buscamos trazer proposições que tragam resolutividade”.
As urnas fecham às 17h e a partir disso começa a apuração dos votos. O Portal Minas no Foco vai atualizar os números nas redes sociais.