Serão três encontros específicos para estudo e disseminação da arte musical com estudantes e profissionais da área
O cantor, compositor e músico araxaense Alexandre Francisco da Silva vai realizar um grande trabalho educacional e cultural na cidade. O Projeto ‘Música: A Cultura Que Transmite Saberes’ acontece no mês de outubro. Tem o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), realizado por meio do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Tem ainda o apoio cultural da Revista Identidade, Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), e Prefeitura Municipal de Araxá. Serão 3 encontros:
- dia 11 de outubro na Escola Estadual Vasco Santos,
- dia 17 de outubro na Escola de Música Nota Certa
- dia 18 de outubro – encerrando em comemoração ao dia da música brasileira, no Teatro Municipal de Araxá;
Serão momentos que irão proporcionar o encontro da música instrumental e de coral com a população de Araxá, em especial dos adolescentes da Escola Estadual Vasco Santos, onde o músico cursou o ensino fundamental II. “Trata-se de uma palestra, uma apresentação artística prática, com discursos e apresentação musical de curta duração, em modelo de palestra, usando metodologia dissertativa tendo como único instrumento o violão”, diz nota do projeto.
Tudo será ministrado exclusivamente pelo instrumentista autodidata, Alexandre Francisco. O artista araxaense de 44 anos, é compositor e arranjador, com trabalhos lançados no mercado brasileiro da música, solista e formador de Coral. Além de cantor e instrumentista, pesquisador de música, violonista e professor com experiência no ensino de violão e canto.
O último encontro ocorrerá dentro do Teatro Municipal de Araxá, quando será possível oportunizar a disseminação da música de forma gratuita e acessível para crianças, adolescentes, idosos, deficientes e estudiosos do tema.
Na escola de Música Nota Certa, será também uma ação de treinamento e capacitação sobre a música, com objetivo claro da formação de público. “Serão encontros musicais objetivando principalmente o apreço pela música brasileira de forma cultural e educativa, transmitindo os saberes com foco no âmbito exclusivo do contexto musical”, acrescenta a nota.